segunda-feira, 1 de agosto de 2016

GRCES VILA MATHIAS (SANTOS/SP)

Enredo 2017
Aparecida: A Nossa Senhora do Brasil
300 Anos de Devoção e Fé

A Escola de Samba Vila Mathias, apresentará no desfile de 2017 a historia da Padroeira do Brasil, em um conto de fé e milagres. Uma historia de superação religiosa. Comemorando os 300 anos da aparição da imagem da Santa no rio Parnaíba. 
Setor: 1
Águas sagradas sublime presente do criador.
A historia de nossa senhora tem inicio no rio consagrado pela benção de Deus, la no céu o criador enviou uma estrela guia, a Padroeira da fé. Em 1717,quando chegava a noticia que D. Pedro I, passaria com sua corte pelo povoado, hoje Aparecida, a caminho de Ouro Preto (hoje Vila Rica) na capitania de Minas Gerais, os moradores da pequena Vila, ao saber da noticia e se prepararam para receber a comitiva imperial com um belo banquete e assim se apressaram em buscar os pertences para o mesmo no Rio Parnaíba, lugar de variedades de peixes, para efetuar a pescaria, Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, os mais ladinos nesta arte foram incumbidos desta tarefa, ja que o rio na época estava com dificuldade de se achar peixes um sofrimento para a população local. Eles lançaram suas redes diversas vezes e em diversas partes do rio, depois de muitas tentativas, descendo e fazendo o percurso do rio até chegarem no porto de Itaguaçu. Já sem esperança, mais uma vez João Alves lançou a rede e ela agarrou alguma coisa, ao puxa-la, perceberam que tinha um corpo em forma de imagem de uma mulher negra, mais para frente lançando novamente a rede, acharam a cabeça desta imagem, curiosos com o ocorrido, montaram as partes do achado que se encaixaram, neste momento uma luz, se formou em volta dos pescadores, naquele instante ouviram um borbulhar forte nas águas do rio, constataram milhares de peixes pulando de um lado para o outro. Os três homens não acreditavam naquela realidade. Estava ai o primeiro milagre da Santa, que resultou no sucesso ao banquete a toda comitiva do Imperador.
Setor: 2
A Fé
Com este primeiro milagre, a Santa ainda desconhecida, foi ganhando muitos devotos da Vila, ali foi erguida a primeira capela em louvor a Santa até então desconhecida, onde muitos se reuniam para rezar e fazerem suas promessas. No decorrer dos anos, o povo a chamava de Nossa Senhora, a Santa deles, como fora encontrada no rio, mais tarde acrescentaram Aparecida, ficando Nossa Senhora Aparecida. O povo começou a espalhar vários feitos(milagres) da Aparecida, um deles o da vela, que aconteceu em uma noite serena, duas velas que iluminavam a imagem da Santa, se apagaram e houve um espanto entre os que estavam presentes, um deles quis acender a vela, antes que se aproximasse, ela acendeu sozinha. Em 1850, um escravo chamado Zacarias, acorrentado por duas correntes em seus punhos, ao passar diante da capela, pediu ao feitor permissão para rezar, ao ajoelhar-se, levou seu olhos a Santa e em silencio fez sua prece, logo as correntes se partiram, o feitor vendo o ocorrido, deixou o liberto pela Santa, livre. Um cavaleiro a caminho de Minas Gerais, ao saber dos milagres da Santa, não acreditou, foi com seu cavalo e tentou entrar na capela ,quando ele atinge o primeiro degrau  as patas afundou na escada, ficando gravado como a fogo a ferradura do cavalo, o Jovem montante, arrependido, caiu de joelho pediu perdão e tornou-se mais um devoto da Santa. Uma menina cega, em passagem pelo rio Parnaíba, com o calor do dia pediu a mãe para que lavasse seu rosto, a mesma o fez e a criança falou_ mãe que capela linda, neste momento a senhora constatou que a filha cega de nascença estava enxergando, de joelhos agradeceu por mais este milagre da Santa.
Setor: 3
A Santa e a Libertação dos Escravos.
A noticia dos milagres fora se espalhando, por Vilas, Cidades, Ranchos e Fazendas e senzalas. Os feitos da Santa Negra começou um movimento de crença de que ela veio para libertar os escravos. Eles com suas fé acreditavam que era um Orixá, da áfrica, para dar o canto da liberdade, conhecida pelos negros como Oxum, assim ela era chamada pelos escravos. Em um dos momentos difíceis da coroa, a regente Princesa Isabel, pediu forças para a Santa, para o empenho da Abolição sem mais traumas, e isso aconteceu, em sinal de gratidão, ofertou a Santa Aparecida, o tecido azul anil o mais fino da corte e a coroa de ouro cravejada com diamantes.
 Setor: 4
Nossa Senhora do Brasil
Os devotos foram crescendo, como ele aquele povoado, que virou vila e hoje é uma Cidade, Aparecida do Norte, recebe milhares de romeiros o ano todo, mas dia 12 de outubro é o grande dia, que se comemora a festa maior da Senhora de todos os Brasileiros. É gente de todas as regiões do país se aglomeram para vivenciar a cidade da Santa. Os milagres chegaram a Roma que a consagrou a Nossa Senhora dos Brasil, em 1929 pelo Papa Pio XI.
Setor: 5
300 anos de Aparecida.

A primeira capela foi aberta a visitação publica em 1745, no morro dos coqueiros. Com o aumento dos romeiros foi construída uma igreja maior inaugurada em 1888. Já em 1908 transformou-se em Basílica Menor. A grande Basílica teve sua construção iniciada em 1955, hoje o Santuário Nacional de Nossa Senhora Conceição Aparecida, o maior santuário Mariano (congregação Filhas de Maria) do Mundo. Espetáculo é a grande sala dos milagres, onde os devotos depositam várias partes do corpo curadas pela Santa em suas promessas, são cabeças, membros superiores e inferiores, órgãos todos moldados em ceras, o grande pátio das velas, onde queimam milhares de velas em saudação a Santa Mãe. Assim o Brasil caminha a 300 anos de fé, e a nossa Vila Mathias, acreditando no nosso povo, se irmana nesta comemoração e traz para nossa passarela a chama de amor e luz, de Nossa Senhora Conceição Aparecida, que acalentará nossos lares, nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário