segunda-feira, 22 de maio de 2017

ES ACADÊMICOS DA ORGIA (PORTO ALEGRE/RS)

O Samba Que Embalou o Enredo da Minha Maior Paixão


Apresentação
Não tem jeito! Ao tocar a sirene, os primeiros acordes ecoam no ar. E aí, o coração bate mais forte. Vamos ligando a melodia, cada nota que ressoa das cordas do carro de som. E no chamado do intérprete, o nosso hino ganha a passarela.
O samba enredo é como se fosse um mantra. E como tal, transmite energia! Ou até muito mais que isso. O samba enredo carrega história, memória, traz a nostalgia de velhos tempos, a modernidade dos dias atuais. O samba enredo carrega emoção, força, garra e o desejo de um carnaval campeão! E ele, o samba enredo, o nosso personagem principal. Afinal, Porto Alegre guarda em seu baú da folia mais de 60 anos de muitos desfiles, e tantos sambas para cantar... E a verde e branco, pioneira audaciosa, chega malandra com seu Zé Carioca, exaltando a trilha da nossa festa popular.
Sinopse
A música que embala o enredo da escola de samba na avenida também ajuda a declarar o amor ao pavilhão. É lindo exaltar suas raízes. Maravilhoso também é cantar o amor. Aqui na verde e branco, foram tantas paixões. Passaram-se os anos, e essa chama ardente se fortalece. Aqui se dá alegria, se dá aula de samba, se dá a fantasia. Não se zangue, venha sambar comigo nessas noites de folia e, em verde e branco, cantar os clássicos do nosso carnaval! Tantas histórias já passamos, tantos sambas já cantamos...
... cantamos nossas raízes africanas!
O samba falando dos nossos ancestrais, da nossa cultura e nossos ritos. Vimos enegrecer o céu de Palmares e explodir em cores a resistência e herança africanas na avenida. Saudamos deuses, numa grandiosa festa de batuque. Sob a bênção dos orixás, e na luz do sincretismo, o samba embalou desfiles de fé, emocionando multidões.
... cantamos lugares, cenários, paraísos!
Com o samba viajamos para novos lugares. Ou aprofundamos o nosso conhecimento por aqueles que já nos é comum. Desvendamos mistérios, nos pegamos fascinados por tanta riqueza, como daquele imenso universo azul... Cantamos o paraíso, "em flor, onde tudo era amor". Cantamos verdadeiros santuários, onde "navegamos pelo rio-mar" para descobrir "a ilha que Tupã abençoou". Terras fantásticas, da história do mundo, da história irreal da imaginação!
... cantamos nossos ícones!
Expoentes de todas as áreas tornaram-se versos em nossos sambas. Histórias de vida que viraram verdadeiros clássicos. "Eu vi a mão" na arquibancada balançar fervorosa. Acenava para mulheres guerreiras e de pioneirismo sem igual. "Eu sou e serei eternamente teu cantor", uma declaração a exaltar um ídolo, que na "magia das paixões foi sedutor, amor, amante".
... cantamos o nosso dia a dia!
Por que não transformar nossa vida em samba? "Sou eu, sou eu quem vai dizer" e traduzir na avenida aquilo que vivenciamos e valorizamos no nosso dia a dia. O alimento sagrado, o tempo que não para, o facho multicor que brilha no céu após a chuva. Cantamos nossas festas, grandes marcos da nossa terra, do nosso quinhão.
... cantamos o nosso carnaval, a nossa grande festa!
Ninguém melhor do que nós para falar de nós mesmos. E o samba cumpriu seu papel exaltando toda sua magnitude e importância. Convidamos o povo para sambar, "pois onde existe alegria, existe amor". Cantamos pavilhões da história do nosso carnaval brasileiro.
Celebramos as nossas conquistas, "as alegrias da vida" e deixamos a mensagem: "quem quiser entrar na roda de samba, que venha sambar".
Hoje "o astro" é o samba! E sob a sua luz, refletida em cada batida da nossa bateria, todos seremos iluminados! Em verde e branco, a homenagem à memória do carnaval de Porto Alegre. Que buscaremos em nossa história a força para seguir adiante, tendo no samba, o
nosso guia para todo o sempre. Feliz carnaval!

Edson Dutra, desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário