sexta-feira, 7 de julho de 2017

CETE (PORTO ALEGRE/RS)

CURSO DO CETE RELEMBRA OS ANTIGOS CARNAVAIS DE PORTO ALEGRE
A riqueza histórica do carnaval porto-alegrense contada por alguns de seus protagonistas. “Da Borges ao Porto Seco, o carnaval de Porto Alegre visto por quem fez”. Este será o enfoque da segunda aula do 9º curso de tema enredo organizado pelo CETE, neste sábado, dia 8 de julho, às 14 horas, na sala C2, no segundo andar da Casa de Cultura Mario Quintana.
Como a proposta do curso este ano, além de retomar o estudo do quesito tema-enredo, é também enfatizar questões sobre a memória do carnaval, o CETE resolveu reunir algumas personalidades que vivenciaram carnavais desde os desfiles na Borges de Medeiros, no Centro, até o Complexo Cultural Porto Seco devido à sua relevância dentro do carnaval de Porto Alegre, como:
- Waldemar Moura Lima (Pernambuco) Waldemar Pernanbuco Moura Lima – carnavalesco, ativista da causa negra, foi componente e ensaiador de bateria da tribo Os Xavantes e das escolas de samba Pirilampos e Trevo de Ouro (campeã do carnaval da capital gaúcha por três vezes na década de 1960), além de fundador de entidades como Banda DK, bloco Maria do Bairro e criador da Rua do Perdão;
- Hélio Dias – único remanescente ainda ativo da primeira tribo carnavalesca, A Caetés (a primeira entidade a receber o título de Doutor em Carnaval por ter vencido seis vezes seguidas o carnaval, de 1948 a 1953), fundador da União da Vila do IAPI e ex-secretário da extinta AECPARS;
- Mestre Estevão Renato Pereira (Mestre Estevão), começou como ritmista de escolas como Acadêmicos da Orgia, Praiana, Imperadores do Samba. Começou na função de diretor de bateria na Restinga para o carnaval de 1990 e depois passou por Mocidade da Lomba do Pinheiro, Imperatriz Dona Leopoldina, Bambas da Orgia, Acadêmicos de Gravataí, entre outras. Detentor de diversos prêmios, inovou a performance das baterias nos desfiles.
- Onira Pereira, considerada a maior porta-estandarte de todos os tempos do Carnaval de Porto Alegre. Desfilando pelos Bambas da Orgia, foram sete títulos em nove carnavais, além de diversos prêmios individuais. Desfilou portando o estandarte no sambódromo da Marquês de Sapucaí na Vila Isabel, Estácio de Sá e Grande Rio.
- José Carlos Rodrigues de Oliveira (Ze Cartola Oliveira), começou como dançarino de black music, no grupo Jara Musisom, nos anos 80. Sua estreia como mestre-sala se deu em 1985, no Imperadores do Samba, depois passando por Império da Zona Norte, Bambas da Orgia, Figueira, Imperatriz Dona Leopoldina, Acadêmicos de Gravataí e Filhos da Candinha. Depois de parar de dançar, foi o criador da escola mirim Bambas do Futuro, jurado do quesito mestre-sala e porta-bandeira no carnaval de São Paulo, e diretor de carnaval.
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições para a 9ª edição do curso de tema enredo do CETE estão abertas. A proposta deste ano é retornar as origens do curso enfocando novamente o quesito tema-enredo e suas implicações e uma ênfase na memória do carnaval.
Os interessados podem se inscrever antecipadamente pelo e-mail do CETE (informando nome, endereço, e-mail e telefone de contato) ou na hora e no local do evento, que tem entrada franca.
O curso será realizado sempre aos sábados, até o dia 16 de setembro, das 14h às 18h, na Sala C2, no 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico), em Porto Alegre.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO - AULA Nº 2
Dia 8 de julho de 2017– 2ª aula
Local: Sala C2 – 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico), em Porto Alegre.

Das 14h às 18h: “Da Borges ao Porto Seco, o carnaval de Porto Alegre visto por quem fez”, com HÉLIO DIAS, MESTRE ESTEVÃO, ONIRA PEREIRA, PERNAMBUCO e ZÉ CARTOLA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário