sexta-feira, 31 de agosto de 2018

GRBC DO BARRIGA (RIO DE JANEIRO/RJ)

A COR DO PECADO”


Abertura:
Hoje eu “tô que tô”, como o diabo gosta. Bicho solto a colorir a avenida com as cores do pecado de todos nós, ardendo em uma incontrolável febre de alegria, atraído pelas cores e sabores das tentações espalhadas no caminho da folia, repleta de prazeres que tanto nos seduz.
Derramando malícia, sem censura, sem disfarce, entregamo-nos sem temor a essa tentação danada, em forma serpente, que nos induz ao sonho, nos conduz à dança das ilusões, provamos dessa maçã tão desejada, deixamo-nos seduzir por sua desordem embriagadora, libertamos as feras que se escondem em cada um de nós, pois pecar é humano, e somos todos pecadores nesta ciranda de cores que é a vida.
Então que atire a primeira pedra aquele que nunca pecou, pois nesta folia somos réus confessos, meu bem.
1° Pecado: O Orgulho
E sem falsa modéstia, orgulhoso e envaidecido que sou, afirmo eu me amo e não conheço ninguém mais bonita que eu.
Sou charmoso sim, eu sou vaidoso, eu sou mais eu, o meu azul vem enfeitar a passarela e não tem esta ou aquela que vai conseguir me ofuscar, sou o pavão desta festa, hoje eu vim pra brilhar.
2° Pecado: A Inveja
Seu olho grande não vai me pegar, sai da pra lá seca pimenteira “oju crecre”, “a quenda”, você sabe sou mandingueiro, carrego patuá, comigo não se brinca, trago figas de guiné, galhos de arruda, olho-de-boi, guias, e de tudo mais , para me proteger. Vou despachar o seu “ebó” para bem longe, não estou de brincadeira.
3° Pecado: A Avareza
Pois eu não parto, nem reparto, fico com todas as partes, eu sou assim assumo, quero tudo pra mim, se é ouro ou prata, eu seguro, não divido com ninguém, o meu negócio é engordar o “cofrinho”. Entoando uma famosa marchinha “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí….” lá vou eu na trilha do pecado e acumular tesouros incalculáveis.
4° Pecado: A Preguiça
Como diz a filosofia da malandragem, camarão que dorme a onda leva, então pode me chamar de otário, de mané, pois sou o amigo do despertador, não dispenso aquela esticadinha no sono quando nasce o sol, gosto tanto me enrosco, e sou até professor dessa matéria.
5° Pecado: A Ira
Irado com vida estou, enlouquecido, com as coisas desse meu pais, toco surdo, repique e bato panela, chamando todos para gritarem, contra a corda que colocaram em nosso pescoço. É a irada braço forte, roxa de raiva, com nariz de palhaço dizendo que o pau vai comer.
6° Pecado: A Luxúria
Mas já é madrugada…, Não tem jeito…, a carne é fraca, e o momento de “enlouquecer, se entregar ao prazer, amar sem limites”, viver “Mil e Uma Noites” de amor, à paixão e aos prazeres da carne, em beijos ardentes e num entrelace de corpos suados, temos a luxúria se manifestando com todo fulgor.
7° Pecado: A Gula
Herdeiro de Momo que sou, quero é mais, poder encher a pança, e de tudo um pouco degustar, o que vier eu traço, minha fome é por dois. Por favor, não me tire da mesa, traz logo a sobremesa e um cafezinho depois.
8° Pecado: O Carnaval
E nesta noite de gala, deixo quem quiser julgar. É carnaval, pecado rasgado, e a massa, o povo sem juízo a cair na folia, com a música levada na garganta, mantida no ritmo de si mesma, no júbilo de viver, sob a luz do Redentor, que de braços abertos perdoa todos os nossos pecados.
Raphael Ladeira – Carnavalesco
Fernando Florenço – Presidente Administrativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário