sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

GRESES ACADÊMICOS DO GRANDE VALE (JOAÇABA/SC)


No Contestado Vale do Carnaval a Acadêmicos Faz Uma Grande Festa Cultural


SINOPSE
Acadêmicos do Grande Vale transforma as festas mais tradicionais do Vale do Contestado em samba, fazendo assim um brinde entre o passado e o presente perpetrando numa viagem pela cultura da região.
A colonização é diversa, índios e caboclos se miscigenaram, a italianos, negros, austríacos, alemães, fazendo desse povo um só, aqui folclores se misturaram, lendas se cruzaram, dando formas e cores ao que chamamos de tradição.
A escola inicia resgatando a história, um momento do passado onde os Jagunços símbolo maior daqueles que lutaram contra a miséria e a opressão durante 4 anos em uma guerra civil/religiosa e construíram assim, esta região, denominada, Vale do Contestado.[1]
Seguindo com o desfile, os protagonistas desta história se unem em um só coração, cheios de orgulho para contar e cantar, essa rica e próspera região, de uma pluralidade cultural que se manifesta através das festas típicas que exaltam com sua alegria a felicidade de aqui viver.
A Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale tem a honra e o prazer de levar para a avenida as festas típicas culturais da região, iniciando pelos pontos mais longínquos, culminando em Joaçaba, com grande festa do carnaval.

[1] O Vale do Contestado é uma região do Brasil, localizada em Santa Catarina, cuja denominação surgiu da disputa de terras entre os Estado de Santa Catarina e Paraná motivados pela construção da estrada de ferro, a Guerra do Contestado (1912-1916) colocou de lados opostos os camponeses e o Governo Federal da época, resultando em confrontos sangrentos que levaram a vida de mais de 5 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário