terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROJETO CAMINHO PARA UM TEATRO POPULAR DIA 5, EM GUAÍBA/RS

O Projeto Caminho Para Um Teatro Popular da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, realizará uma apresentação do espetáculo de teatro de rua “O Amargo Santo da Purificação” no Município de Guaíba. A apresentação será no domingo, dia 5 de dezembro às 18 horas, no Parque da Juventude.
“O Amargo Santo da Purificação – Uma Visão Alegórica e Barroca da Vida, Paixão e Morte do Revolucionário Carlos Marighella” conta a história deste herói popular, que lutou contra as ditaduras do Estado Novo e do Regime Militar, e que os setores dominantes tentaram banir da cena nacional durante décadas. O espetáculo é um painel dos principais acontecimentos que ocorreram no nosso país no século XX. 
A dramaturgia elaborada pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz parte dos poemas escritos por Carlos Marighella que transformados em canções são o fio condutor da narrativa. Utilizando a plasticidade das máscaras, de elementos da cultura afro-brasileira e figurinos com fortes signos, a encenação cria uma fusão do ritual com o teatro dança. Através de uma estética ‘glauberiana’, o Ói Nóis Aqui Traveiz traz para as ruas da cidade uma abordagem épica das aspirações de liberdade e justiça do povo brasileiro.
O Projeto Caminho Para Um Teatro Popular é desenvolvido desde 1988, e tem como objetivo levar o teatro para as ruas, praças e parques, dos bairros, vilas populares e zona rural da capital e do interior do Estado. Trabalhando a ideia de um teatro político que sirva de instrumento de reflexão e conscientização social e de combate à colonização e massificação culturais. O Ói Nóis Aqui Traveiz atuando nas ruas atinge um público que pelas suas carências econômicas e culturais está afastado das salas de espetáculos, democratizando o espaço da arte. O Projeto desde a sua criação já apresentou pelos diversos bairros das cidades do Rio Grande do Sul os espetáculos ‘A História do Homem que Lutou sem Conhecer seu Grande Inimigo’, ‘Teon – Morte em Tupi Guarani’, ‘Dança da Conquista’, ‘Deus Ajuda os Bão’, ‘Os Três Caminhos Percorridos por Honório dos Anjos e dos Diabos’, ‘Se Não Tem Pão, Comam Bolo!’, ‘Independência ou Morte!’, ‘A Heroína de Pindaíba’, ‘A Exceção e a Regra’ e ‘A Saga de Canudos’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário