segunda-feira, 24 de junho de 2013

GRES TRADIÇÃO (RIO DE JANEIRO/RJ)

A escola de samba reeditará o enredo "Sonhar com Rei dá Leão" (1976 - Beija-Flor) desenvolvido por Joãosinho Trinta. A reedição estará a cargo do carnavalesco Orlando Júnior, homenageando a escola nilopolitana. Leia a nota da direção da Tradição:

Em 5 de abril de 1975, Natalino José do Nascimento se despediu de Madureira e foi conduzir o carnaval em outro lugar. Morria ali uma lenda viva do bairro mais famoso do subúrbio carioca: Natal da Portela, o "homem com fama de bandido e herói", feito o personagem de desenho animado que tem asas de anjo e tridente de capeta. Gostava de resumir sua vida numa única frase, muito lembrada depois que foi oló: Acho que era covardia eu ter dois braços também", conta Luiz Antonio Simas, em seu blog Histórias Brasileiras.
No ano seguinte, 1976, a Beija Flor de Nilópolis conquistou seu primeiro título homenageando o jogo do bicho e a figura lendária de Natal. 
Com um refrão que dava dicas para se saber como interpretar os sonhos e fazer a fé no bicho certo: 
"Sonhar com filharada é o coelhinho/ Com gente teimosa na cabeça dá burrinho/ E com rapaz todo enfeitado/ O resultado, pessoal/ É pavão ou é veado"
A escola de Nilópolis apresentava uma nova forma de se fazer carnaval e mudava a cara da agremiação ao exaltar o jogo do bicho.
Assim, abrindo as homenagens aos 40 anos da morte de Natal da Portela (que será em 2015), presidente de honra em homenagem póstuma do GRES Portela e grande inspirador do GRES Tradição, escola presidida desde sua fundação pelo seu filho Nésio Nascimento, apresentamos o enredo "Sonhar com rei dá leão!", reedição da campeã do carnaval de 1976, a Beija-Flor de Nilópolis.
Além de homenagear Natal, a Tradição homenageia também a escola de Nilópolis. Com a escolha deste enredo, a Beija-Flor relembra 1976, o ano que marca uma espécie de "antes e depois" da agremiação. A escola, que patinava entre posições intermediárias, deu uma virada na sua história com a chegada do carnavalesco Joãosinho Trinta e do diretor de harmonia Laíla, recém-vitoriosos pelo Salgueiro. Eles desenvolveram na azul e branco o enredo "Sonhar com rei dá leão", sobre o jogo do bicho. A escola não poupou luxo e originalidade e, de cara, arrebatou seu primeiro título. O samba foi escrito e interpretado na avenida pela voz marcante de Neguinho da Beija-Flor.
Ciente da grande responsabilidade de apresentar mais uma vez uma reedição, principalmente se tratando de um samba campeão de uma grande escola, a Tradição, através de seu presidente Nésio Nascimento, se compromete a fazer um grande carnaval, corrigindo e apagando os erros dos desfiles anteriores e cumprindo sua missão de entreter e apresentar ao público um desfilo bonito e competitivo em 2014.
Obrigado, Farid Abrahão David, presidente da Beija-Flor, e ao querido e sempre presente amigo, Anizio Abrahão David pela carinhosa confiança ao GRES Tradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário