sexta-feira, 31 de julho de 2015

CETE (PORTO ALEGRE/RS)

Memória do carnaval e comissão de frente são os temas do curso do CETE no sábado
No próximo sábado, dia 01 de agosto, o curso de tema enredo do CETE vai falar sobre memória do carnaval de Porto Alegre e também vai abordar a comissão de frente, setor que é imprescindível em uma escola de samba, mas que não é quesito nos desfiles da Capital. As palestras acontecem a partir das 14 horas, na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar da Assembleia Legislativa do RS.
A primeira palestra da tarde será sobre memória do carnaval, com a professora de História e pesquisadora Helena Cattani, responsável pela coordenação de memória do CETE. Utiliza sambas de enredo como ferramenta didática auxiliar no ensino de História. Foi jurada do quesito enredo dos grupos A, Acesso e Tribos nos anos de 2013 e 2014 em Porto Alegre. Autora de diversos artigos publicados sobre a folia, desenvolveu a pesquisa "O processo de cariocalização do carnaval de Porto Alegre (1962-1973)".
Logo depois, Fabiano Araújo já é há vários anos o coordenador e coreógrafo da sempre elogiada comissão de frente dos Imperadores do Samba. Formado pela 2ª turma do CETE, Fabiano, que também é jurado e temista (foi autor do enredo da escola de samba Acadêmicos da Orgia no carnaval de 2011), vai abordar como a comissão desenvolve os passos e a coreografia que são apresentados na avenida a partir do tema escolhido.
PROGRAMAÇÃO CURSO DE TEMA ENREDO – MÓDULO 2
Dia 01 de agosto – 8º encontro – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) – 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do RS.
Das 14h às 15h30min: HELENA CATTANI, historiadora e pesquisadora. Painel: “Memória do carnaval de POA”.
Das 15h30min às 15h45min – Intervalo

Das 15h45min às 18h: FABIANO ARAÚJO, coordenador de comissão de frente. Painel: “Comissão de Frente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário