segunda-feira, 18 de julho de 2016

CARNAVAL DE FLORIANÓPOLIS/SC

ENREDOS 2017
GRUPO ESPECIAL
Os Protegidos da Princesa
"ARAPAÇO - O mito do povo cobra"
Baseado em relatos do povo Arapaço, do norte da Amazônia, que acredita ser filho de serpentes ancestrais. O mito explica as relações históricas com a civilização através das aventuras de Unurato, homem-cobra que se transforma e vive em Manaus, sofre com as agressões dos brancos, conhece os requintes da Belle Époque, participa da construção de Brasília e retorna com as máquinas para construir no fundo das águas a cidade que devolverá a prosperidade aos indígenas.
Embaixada Copa Lord
"Eu Sou Filho do Batuque, Neto do Abatá-Kotô"
A Embaixada Copa Lord irá reeditar para o Carnaval de 2017 o maravilhoso enredo campeão de 1996. Após aceitar o convite do Zambi, rei dos Palmares para estabelecer uma “Embaixada” em seu reino, a Casa Real Copalordiana foi recebida em grande estilo por arautos elegantemente vestidos nos melhores trajes típicos das nações africanas, tiveram a oportunidade de presenciar os movimentos das danças e o ritmo dos instrumentos, a musicalidade e a firmeza rítmica daquele povo era muito semelhante do existente em seu reino. E para retribuir este legado do passado, desta vez é a Embaixada Copa Lord que faz a festa para homenagear aqueles que deram a força e a base cultural para este reino e para esta negra nação brasileira.
Unidos da Coloninha
"A Coloninha teve uma boa ideia. Salve todos os inventores e suas mentes"
O homem é um inventor por natureza, desde o mais primórdio à fascinante arte de descobrir o novo, já habitava a mente curiosa do ser humano parece incrível como as coisas se modificam e se aprimoram rapidamente. É nesta fascinante história das invenções feitas pelo homem que a Coloninha irá apresentar este enredo.
Consulado
"Mô Quirido, Aqui é o Meu Lugar!"
O G.R.E.S. Consulado no carnaval 2017, em seu retorno ao grupo especial, comemora os seus 40 anos de fundação fazendo uma viagem pelo bairro onde tem sua sede. O seu lugar! O Saco dos Limões. Em uma visão lúdica que o carnaval permite. Misturando a fantasia à realidade. A magia da Ilha, que enfeitiça todos os visitantes, estará representada pelas bruxas. E a parceria entre o manezinho e o carioca que fez fundar a escola conduzirá a nossa história.
Dascuia
"O PREÇO DA ILUSÃO - Um enigma na ilha das bruxas"
Na época das chanchadas da Atlântida, na ânsia por uma indústria cinematográfica nacional, numa Florianópolis alienada, um grupo de jovens, sai às ruas para realizar um filme: O PREÇO DA ILUSÃO, história em preto e branco envolta em coloridas lendas e mistérios a obra mais retumbante da cultura Catarinense.
Nação Guarani
"Guarani Sou Teu Povo...Sou Nação...É o Mito da Criação, Nas Colinas do Areguá"
A Escola de Samba Nação Guarani propõe neste Carnaval de 2017 descrever a história da origem do Universo segundo a Mitologia Tupi-Guarani. “Ouço uma voz balbuciar em minh´alma: “Conheça-te a ti mesma, Nação Guarani! Não através dos livros oficiais, mas sim pela voz do coração, que jamais lhe enganará, assim faço despertar o Profeta (Caraíba) , que habita o meu Ser. No inicio da minha profecia vejo, Nanderuvucu criar a matéria a partir da relação entre as almas positivas e a negativas, vislumbro o mesmo gerar na região de Areguá.”
GRUPO DE ACESSO
Acadêmicos do Sul da Ilha
"O Último Baile do Cangaço"
O enredo da Acadêmicos do Sul da Ilha traz a saga de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião com sua trajetória pelo inóspito sertão nordestino. Suas festas, sua devoção, suas fugas pela caatinga e a exterminação de seu bando pelas volantes em 1938. Para uns herói, para outros vilão. Essa é a história do Capitão!
Império Vermelho e Branco
"PRA TE DIZER QUE FALEI DAS FLORES!"
A Império Vermelho e Branco vai falar das flores como símbolo maior, num dos sentimentos mais puro que é o amor. A presença das flores em nosso dia a dia. Estórias onde ela está presente desde os tempos primórdios, na formação do mundo passando por momentos que ficaram marcados na história mundial e em nossas vidas.
Futsamba Josefense
"SÃO JOSÉ: TERRA FIRME NO PASSADO, PROJETADA PARA O FUTURO"
Enredo aborda a colonização dessas terras pelos 182 casais açorianos que aqui chegaram trazendo na bagagem muito mais que seus pertences, trouxeram sonhos, anseios, cultura, tradição é muita, mas muita fé. Braço forte que semeou lavouras, que pedra após pedra transformou a pequena vila nessa referência que São José é hoje, sendo conhecida nacionalmente por seus inúmeros feitos. Cidade que reverencia seu passado com muito zelo e amor, quem cultiva suas tradições só pode esperar e se projetar para um futuro promissor.
Jardim das Palmeiras
"Meimbipe: As Águas de Florianópolis"
O Jardim das Palmeiras vai contar a relação do homem com o mar de Florianópolis através dos séculos. Nosso enredo vai mostrar as transformações da cidade através do mar. Vamos começar abordando a questão dos mistérios do mar, vamos falar do comércio, do turismo e terminaremos nosso desfile fazendo um alerta para a preservação do mar, nosso bem maior.
GRUPO DE ACESSO A
Amigos do Bom Viver
"A Commedia Dell'Arte. Seus Amores e Paixões"
Na noite de carnaval vamos deixar nossas tristezas e angústias de lado para juntos fazermos uma viagem fascinante pelo mundo dos espetáculos de rua do período medieval, dando espaço à alegria e ao colorido. Venha se apaixonar com a Amigos do Bom Viver. Senhoras e senhores, com vocês: “A Commedia Dell arte. Seus Amores e Paixões”.
Unidos do Morro do Céu 
"Açorianópolis - A Herança de um Povo"
A G.R.E.S. Unidos do Morro do Céu irá contar na avenida o histórico de um povo que aqui chegou e nos trouxe hábitos e aspectos culturais que são mantidos até hoje. O enredo "Açorianópolis, a Herança de um Povo" propõe um resgate das tradições açorianas e mostra que a Ilha de Santa Catarina possui uma identidade real após a sua colonização. Vamos viajar nessa linda história!
Amocart
“A DEUSA DA RIQUEZA E DA BELEZA É OXUM”
AMOCART levará para passarela este enredo de valorização das matrizes africana através das benções de Olorum, OXUM a deusa do ouro traz a riqueza e a fertilidade, amor, paixão e sedução, senhora das águas doces, senhora da fertilidade em todos os sentidos da vida. É considerada uma dos mais belos orixás do panteão africano. Vaidosa, gosta de enfeitar-se com metais amarelos como o cobre, que representa o ouro, metal precioso. Mãe de ouro, das riquezas mais abundantes da vida. "Oxum e toda essa gente irradia a magia, a força mora na água, não faz distinção de cor e raça”. A mensagem é que Oxum a Deusa do Ouro, traga a todos nós muito amor, e muita paz para nossas vidas.
A Nossa Turma
"A Nossa Turma é surpresa na Passarela! O presente é seu, a festa é Ela"
De acordo com a filologia contemporânea, as palavras arte e presentear derivam respectivamente do grego tékne (técnica) e do latim prasaentia (estar perto de alguém ou lhe conferir uma dádiva). Assim, percebe-se que o termo “arte de presentear”diz respeito à “técnica de conferir uma dádiva a alguém”. Essa técnica ganhou basicamente duas formas ao longo da História. A primeira delas é negativa (Presente de Grego – Antiguidade); já a segunda é positiva (Natal, Páscoa, Dia das Crianças, Dia das Mães, Amigo Secreto, etc). Acredita-se que o ápice dessa segunda forma ocorra justamente com a comemoração dos 10 anos de existência da escola de samba A Nossa Turma. De certo maneira, isso se deve ao fato dessa agremiação revelar ao homem que o importante no ato de presentear é o sentimento, ao invés do mero consumismo. Por isso, tem-se de ressaltar que “A Nossa Turma é a surpresa na Passarela. O presente é seu, a festa é Ela!”.
Imperadores de Jurerê 
"O Esporte é a Nossa Praia"

O espírito esportivo surgiu na Grécia Antiga com os primeiros jogos olímpicos. Desde então, o esporte continua evoluindo e perpetuando o espírito da paz e da superação no homem. Jurerê Internacional carrega tradição e inovação esportiva no seu DNA. Lar de atletas consagrados, celeiro de grandes talentos e palco predileto para competições internacionais. O esporte é a nossa praia, vamos juntos com a Imperadores celebrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário