domingo, 6 de agosto de 2017

GRES ACADÊMICOS DO DENDÊ (RIO DE JANEIRO/RJ)

Sinopse enredo 2018

“Feira de Caruaru”


J U S T I F I C A T I V A

O G.R.E.S. Acadêmicos do Dendê apresenta, para o Carnaval 2018, o enredo “Feira de Caruaru”, que objetiva homenagear o conhecido mercado livre de Pernambuco, fruto do marcante passado histórico do Estado, aliado à criatividade de seu povo, resultando em uma cultura popular extremamente rica e diversificada, que detém o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
O comprometimento da Agremiação em desenvolver enredos culturais e considerando a cultura como o conhecimento e entendimento dos fatos e manifestações de um povo, sejam políticas, artísticas, sociais,… justifica o presente enredo, uma vez que a Feira de Caruaru é um conjunto de tradições, crenças e costumes de uma região, que vão sendo passadas de geração para geração.
Em “Feira de Caruaru”, vamos festejar; misturar sacro e profano, e brincar, dançar, cantar, comprar… (ou trocar)!!!

S I N O P S E

Senhoras e Senhores,
A festa vai começar!
Da eterna seca à cultura,
Minha história vou contar:…
Fui ponto de pernoite
De vaqueiros e mascates.
O oásis de retirantes,
Refresco da triste jornada…
De barraca em barraca,
Fui vendendo devagar!
Aí construíram a capela
Pro nordestino rezar.

Valei-me Nossa Senhora,
A chuva há de chegar!!!!
As cantigas e festas religiosas
Impulsionaram meu crescimento
Mais barracas surgiram,
Pela fé no sacramento.

E chegou a estrada de ferro,
E com ela as rodovias,
Para quem não me conhecia,
Estava aí o momento.

… E mais barracas surgiram…
Tornei-me pólo comercial
O mais importante da região, a Capital do Agreste…
Hoje, com centenas de barracas, e lojas comerciais
Vendo de tudo e mais um pouco
Num colorido “louco”, sou cultura popular!!!
O que vai comprar?
Artesanato, frutas, verduras?
Cereais, ervas ou carnes?
Roupas, calçados, bolsas?
Animais, ou o que mais?
E o que vai trocar?
Relógios, bicicletas, rádios?
Ou eletrônicos importados?
Mas faça como reza minha tradição:

Com muita pechincha nessa negociação!!!
Meus vários aspectos,
Surgem como bonito exotismo!
Sou ponto de atração de artistas e turistas,
Sou assim… popular!!!
Meus costumes moldo no barro,
Vitalino a me guiar,
E juntos no arraiá,
Vamos comemorar!!!
Dançar na roça a quadrilha,
Pra São João abençoar.

Tenho título importante,
Sou Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro!!!!!
Êita, meu povo brejeiro!…
E assim, me expressando em cordel,
Hoje sou Dendê
E a Academia vem me prestigiar!
Com orgulho agradeço,
É hora de festejar!!!

Assinado: Feira de Caruaru
Apresento: Minha raiz, minha culturais
Meu Representante: G.R.E.S. Acadêmicos do Dendê

GUILHERME ALEXANDRE

Carnavalesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário