sábado, 26 de março de 2011

CARNAVAL DE URUGUAIANA/RS

Uruguaiana: veja como cada escola se apresentou no segundo dia


Gláucio Guterres* | Carnavalesco | 26/03/2011 12h36min

Acadêmicos de São Miguel

A primeira escola a desfilar na passarela do samba de Uruguaiana na segunda noite do Carnaval 2011 levou à avenida o enredo "Sou Justiceiro e Grito por Liberdade" do carnavalesco Júlio Almeida. O intérprete Émerson Dias, apoio do carro de som da Grande Rio, abriu o desfile da escola com muita empolgação. Comissão de frente se apresentou duas vezes à frente do primeiro módulo de jurados, para incompreensão de todos. O casal Feliciano e Naninha, da Alegria da Zona Sul realizou sua apresentação para o professo Manuel Dionísio, jurado no primeiro módulo com grande atuação, porém os guardiões foram mal orientados e prejudicaram a evolução. O início do desfile foi promissor com fantasias requitadas, mas conforme passavam as alas a beleza plástica era reduzida. A bateria do mestre Zeca passou numa ótima cadência, com ritmo constante e realizou boas bossas. A escola passou com suas alegorias sem apresentar problemas e garantiu boa primeira apresentação. Neste sábado, retorna à passarela para buscar a permanência na elite do carnaval de Uruguaiana.

Bambas da Alegria

Com o enredo "Do Egito à Canaã, na Paz da Liberdade o Sol do Amanhã", de autoria de Jéferson Lima, a escola abriu seu desfile com o intérprete Renan Ludwig, da Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, ao lado de Evandro Malandro, apoio do carro de som da Unidos do Porto da Pedra. Comissão de frente realizou sua apresentação à frente do módulo de jurados com bela coreografia e muito boa execução em seus movimentos. O casal da escola, Bira (São Clemente) e Ruth Alves (Vila Isabel) pela primeira vez dançaram juntos, porém pareciam parceiros antigos, demonstrando um bom entrosamento diante do módulo dos jurados. A parte inicial estética da escola teve boa resposta, o que não se repetiu com o andamento do desfile, em algumas alegorias apresentando avarias. A bateria do mestre Zeca passou com grande competência. Os problemas da escola passaram a ocorrer após o recuo da bateria. A ala posterior, aparentemente distraída, deixou espaços na avenida, precisando se movimentar rapidamente para preenche-los. Na sequência, um grande "buraco" entre uma ala subsequente e a penúltima alegoria da escola. A escola credita-se à desbamcar uma das "três grandes" do Carnaval de Uruguaiana, caso repita ou apresente uma considerável melhora no seu desfile deste sábado.

Os Rouxinóis

O intérprete oficial da Grande Rio, Wantuir deu o seu tradicional grito de guerra e iniciou o desfile da verde e branco, maior vencedora do carnaval de Uruguaiana. O enredo "Carrossel de Folias" é assinado pelo carnavalesco Severo Luzardo, vencedor do Estandarte de Ouro 2011 pelo desfile da Império da Tijuca, no grupo de acesso carioca. O intérprete Wantuir afirmou que todos os pecados estavam pagos após todo o incidente envolvendo a Grande Rio, mas a chuva não lhe deu tréguas. A água veio com muita força no exato momento em que a escola adentrou à passarela do samba. Perseguição? Talvez. O fato é que a escola apresentou um grande problema em evolução, com o dano causado pela terceira alegoria que, lentamente, se deslocava pela avenida, enquanto as alas evoluiam pela passarela do samba. O casal, mosquito e Jaçana Ribeiro, da Império da Tijuca não teve a oportunidade de apresentar o seu melhor desempenho, devido ao grande volume de chuva durante o desfile. Por conta disto, Wantuir buscava saídas para o "buraco" aberto, na tentativa de que os jurados não a punissem. A harmonia foi o ponto alto da escola. A expectativa é de que neste sábado, o clima colabore com a escola para a tentativa de conquistar o título que não vem há cinco anos.


Cova da Onça 

A atual campeã do carnaval de Uruguaiana busca o bicampeonato com o enredo "Do Império do Meio ao Pampa Gaúcho: O Grão que Vale Ouro", de autoria de Émerson Ortiz e Alex Soares, desenvolvido por Marcão. O vencedor do Estandarte de Ouro 2011 premiado como o melhor intérprete da Marquês de Sapucaí, Ito Melodia estreou na folia gaúcha sacudindo o povo nas arquibancadas. A comissão de frente diante dos jurados apresentou-se com grande beleza. O casal, Sidcley e Gleice Simpatia, responsável por representar o pavilhão da Acadêmicos do Salgueiro, defendeu as mesmas cores da Cova da Onça com total empenho e competência. O seu abre-alas teve a lateral direita sendo arrastada durante toda a avenida, após um problema mecânico. O mesmo ocorrido com a sua maior rival, acabou se repetindo com a atual campeã. Depois de segurar muito o início do desfile, a escola se viu obrigada a acelerar seu andamento. Problemas estes que não foram suficientes para comprometer uma possível disputa pelo título 2011. Havendo repetição na apresentação da escola, o título está muito bem encaminhado. O sábado será decisivo.

* Gláucio Guterres é repórter do portal Samba Sul
http://www.sidneyrezende.com/noticia/125967+uruguaiana+veja+como+cada+escola+se+apresentou+no+segundo+dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário