sexta-feira, 28 de outubro de 2011

GRES PORTELA (RIO DE JANEIRO/RJ)


PORTELA PROMOVE NOITE DO QUESITO HARMONIA NESTE SÁBADO


A Direção Geral de Harmonia do GRES Portela, promove no próximo sábado 29, a partir das 15h, o primeiro encontro do quesito harmonia. Entre os convidados estarão o presidente da Portela, Nilo Mendes Figueiredo, que abrirá o evento, o diretor de carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos, que ministrará a palestra e o mediadores Alex Fab e Junior Escafura (Coordenadores de Carnaval da Portela) e Marcelo Jacob ( Diretor Geral de Harmonia da Portela).
Segundo Marcelo Jacob, o principal  objetivo deste encontro é  promover um aprimoramento na qualificação profissional dos integrantes do Departamento de Harmonia para um melhor desempenho nas funções atribuidas.
-  O Carnaval se tornou uma competição muito profissional, e o foco deste evento é reunir o máximo de profissionais com vasta experiencia em carnaval para que estes possam passar suas experiencias e conhecimentos de forma que possam capacitar todos os integrantes de um dos setores mais importantes da escola e que conta ponto e que numa somatória geral decide um carnaval.  Ainda de acordo com o diretor, é importante a participação do público e dos segmentos da escola  dando opiniões e interagindo com os palestrantes- diz Jacob.
Entenda mais sobre o quesito harmonia:
A harmonia é a forma como os integrantes da escola desfilam, considerando se há entrosamento ou não dos mesmos com o ritmo e o canto do samba de enredo.
Os componentes da escola devem cantar o samba no mesmo tempo que o puxador, a voz principal durante o desfile.
A totalidade da voz cantada pela escola durante a apresentação também é elemento considerado para a avaliação da harmonia, ou seja, o grupo precisa cantar em uma única voz.
Os ensaios desse quesito voltam-se para que ninguém atravesse o samba, ou seja, que não cante fora do compasso da bateria, o que leva a perda de pontos.
Os jurados não consideram como problema uma pane no carro de som, mas para isso é necessário que o grupo esteja coeso, sinta-se motivado, mesmo sem a voz principal, fazendo do canto dos integrantes e da batucada da bateria o elemento mais animador do espetáculo.
Serviço: PRIMEIRO ENCONTRO DO QUESITO HARMONIA DO GRES PORTELA
  Data: dia 29 outubro  2011 - Sábado
Horário  15 horas
Local: na Sede da Portelinha
Endereço:Estrada do Portela, 446,Madureira.



Entrada franca
Abertura do Evento:
Presidente do GRES Portela - Nilo Mendes Figueiredo
Palestrante
A Palestra será ministrada por Elmo  José  dos Santos, Diretor de Carnaval da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba)
Mediadores 
Marcelo Jacob - Diretor Geral de Harmonia da Portela 
Alex Fab e Junior Escafura - Coordenadores de Carnaval  da Portela
Plenário:
Integrantes do departamento de harmonia da Portela e representantes de  segmentos da agremiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário