Rio -  Não é só a Acadêmicos da Rocinha que está sendo investigada pela Polícia Federal em inquérito que apura irregularidades no uso de verbas federais.

Presidente da Portela, Nilo Figueiredo também deve explicações sobre uma grana pesada: R$ 2,325 milhões — soma dos recursos repassados pelos ministérios do Turismo e do Esporte para os desfiles de 2006 e 2007.

O delegado Victor Poubel, da PF, já pediu mais informações sobre o uso de dinheiro público pela escola ao governo do Rio, à prefeitura e aos tribunais de contas da União, Estado e Município.

Outros estados

Além da Rocinha e da Portela, três escolas de samba de outros estados estão, segundo o Portal da Transparência, no SPC do governo federal: Águia de Ouro (São Paulo), Independentes de São Torquato e Imperatriz do Fortes, ambas do Espírito Santo.

TCE cobra

Mais problemas com escolas de samba. O Tribunal de Contas do Estado determinou que a Alunos do Samba, de Nova Friburgo, e a Acadêmicos de Piteiras, de Quissamã, devolvam às prefeituras verbas recebidas para desfiles.