segunda-feira, 18 de julho de 2016

ADCES A NOSSA TURMA (FLORIANÓPOLIS/SC)

Enredo 2017

“A Nossa Turma É Surpresa na Passarela! O Presente É Seu, a Festa É ELA!”


Apresentação da Sinopse do Enredo 2017
 Objetivo
O propósito desta sinopse é descrever a arte de presentear na História. Para que isso aconteça, faz-se necessário desenvolver os seguintes capítulos: 1) A origem dessa arte tanto na Grécia Antiga (Presente de Grego) quanto em Jerusalém (nascimento do Menino Jesus); 2) O transcorrer temporal do ofício de presentear nas Idades Média, Moderna e Contemporânea; 3) A Comemoração dos 10 anos de existência da escola de samba A Nossa Turma.
Justificativa
Como se sabe, a época contemporânea é determinada por um exacerbado individualismo humano (nas sociedades ocidentais).  Logo, é importante homenagear a arte de presentear na História, já que a mesma revela o espírito de fraternidade entre os homens.
Resumo
De acordo com a filologia contemporânea, as palavras arte e presentear derivam respectivamente do grego tékne (técnica) e do latim prasaentia (estar perto de alguém ou lhe conferir uma dádiva).
Assim, percebe-se que o termo “arte de presentear”diz respeito à “técnica de conferir uma dádiva a alguém”.
Essa técnica ganhou basicamente duas formas ao longo da História. A primeira delas é negativa (Presente de Grego – Antiguidade); já a segunda é  positiva (Natal, Páscoa, Dia das Crianças, Dia das Mães, Amigo Secreto, etc).
Acredita-se que o ápice dessa segunda forma ocorra justamente com a comemoração dos 10 anos de existência da escola de samba A Nossa Turma.
De certo maneira, isso se deve ao fato dessa agremiação revelar ao homem que o importante no ato de presentear é o sentimento, ao invés do mero consumismo.
Por isso, tem-se de ressaltar que “A Nossa Turma é a surpresa na Passarela. O presente é seu, a festa é Ela!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário