segunda-feira, 18 de julho de 2016

ES IMPERADORES DE JURERÊ (FLORIANÓPOLIS/SC)

Enredo 2017

O ESPORTE É A NOSSA PRAIA


Autor: Carnavalesco Douglas Ferreira
Sinopse
O espírito esportivo e a busca pela forma física perfeita surgem na Grécia Antiga com a celebração dos primeiros jogos olímpicos. Desde então, o esporte continua evoluindo e perpetuando o espírito da paz e da superação no homem. Florianópolis é a capital brasileira, cuja população mais pratica atividade física, sobretudo ao ar livre. Nossa cidade carrega tradição e inovação esportiva no seu DNA. Lar de atletas consagrados, celeiro de grandes talentos e palco predileto de atletas do mundo todo. Aqui em Jurerê Internacional, se consolidam novas modalidades e se realizam inúmeras competições de Triatlhon, uma das mais notáveis competições, que exige esforço sobrenatural e atraí milhares de competidores do mundo todo.
O Surgimento do Espírito Esportivo
Na antiguidade, as práticas esportivas eram habilidades desenvolvidas apenas com o intuito de estar preparado para conflitos e guerras. Com o surgimento dos jogos olímpicos, nasce o espírito esportivo que inaugurou uma nova era de competições sadias e pacíficas. Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 a.C., os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estado. Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros. Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos Jogos Olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Os gregos davam grande importância aos esportes. Os atletas que se destacavam, recebiam patrocínio de sua cidade e possuíam uma rotina intensa de treinos, contavam ainda com uma dieta especial para melhorar o seu rendimento e ultrapassar seus limites.
A Chama Olímpica
Na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, incluindo os gregos, que tinham uma lenda segundo a qual o fogo teria sido entregue aos mortais por Prometeu que o roubara de Zeus. Devido à importância do fogo, em muitos templos eram mantidas chamas acesas permanentemente. Este era o caso do templo de Héstia na cidade de Olímpia. Héstia era a deusa virgem grega do lar, da lareira, arquitetura, vida doméstica, família e do estado. Filha de Cronos e Reia, era uma das doze divindades do olimpo. Cortejada por Poseídon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais. Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias. Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direto do sol. Quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e com ele, acendiam a lareira onde seria o núcleo político da nova cidade. Sempre fixa e imutável, Héstia simbolizava a perenidade da civilização.
Em busca da superação
Tanto para os atletas da antiguidade quanto para os de hoje em dia, a busca pela vitória, desperta a necessidade de se superar, melhorar os resultados e alcançar novos limites. Para isso é necessário grande dedicação, quase sempre em período integral. Atletas profissionais e aspirantes se submetem a rotinas intensas de treinos físicos em conjunto com uma dieta adequada. Hoje, o conceito de vida saudável está amplamente difundido na sociedade, que reconhece sua importância para uma vida mais longa e sadia. Descobrimos que a partir da prática de atividades físicas e da alimentação saudável é possível viver mais e viver melhor. O esporte além dos benefícios físicos, nos deixa mais feliz.
Nossa praia
Florianópolis lidera a prática de atividade física e alimentação saudável entre as capitais brasileiras. Somos a cidade com o maior percentual de adultos que praticam atividade física regularmente (44%) no país e com maior proporção de adultos que consomem frutas e hortaliças pelo menos cinco vezes na semana (30%). Os dados fazem parte da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apresentada pelo Ministério da Saúde e que no geral mostrou um avanço nos hábitos saudáveis dos brasileiros. Esses hábitos saudáveis são ainda mais frequentes aqui em Jurerê internacional que possui um projeto de desenvolvimento urbano diferenciado, que privilegiou os aspectos da convivência social e da interação com a natureza. São inúmeras opções de espaços que propiciam a prática da atividade física ao ar livre, o que torna o exercício ainda mais prazeroso. Ciclovias, parques, praças, avenidas e a própria praia, contribuem para o alto índice de adeptos ao esporte em nosso bairro. Há uma atmosfera que inspira os moradores a adquirirem hábitos saudáveis. As características geográficas de Jurerê Internacional, fazem do bairro o lugar predileto para atletas viverem e também para a realização de grandes competições esportivas. O bairro é sem dúvida um dos melhores lugares do mundo para realização de provas de triathlon e outras modalidades. A preocupação com a estética também entra como outro fator que faz as pessoas aqui se exercitarem mais. Como vão mais à praia, há uma preocupação maior com a aparência. Em relação à alimentação saudável, a capital catarinense, destaca-se pela ampla oferta de frutas e hortaliças que são produzidas na cidade e em cidades vizinhas. Essa proximidade contribui para os bons índices de consumo de alimentos naturais. A oferta de produtos orgânicos e integrais também contribui para estes resultados.
Nosso esporte
As modalidades esportivas mais praticadas em Jurerê Internacional se diferenciam das preferências nacionais. Aqui modalidades menos conhecidas, alcançam muito mais adeptos, nos colocando na vanguarda desses esportes. Nossa praia também é palco para estreia de modalidades novas, como o Stand Up Paddle, Beach Tenis e o Slack-line, por exemplo. Com várias academias, o bairro também se destaca pelo grande número de adeptos a musculação que faz do bairro destaque em competições internacionais de fisiculturismo. O mar calmo da baía de Jurerê é o espaço perfeito para a prática de esportes náuticos, como a Vela, Wind-Surf e o Kite Surf. Velejar é uma grande paixão de nossos moradores que se destacam também nesta modalidade. O Tênis também é um esporte bastante praticado no bairro, devido a grande quantidade de quadras para a prática desse esporte. Além disso, aqui reside o grande ídolo brasileiro, Guga Kuerten, fator que contribuí para o crescimento do Tênis aqui. Natação, Ciclismo e Corrida são as atividades físicas mais praticadas ao ar livre, três modalidades extremamente benéficas para a manutenção de um corpo sadio. Juntas elas formam o Triathlon, uma modalidade que vem crescendo muito no país e tem em nosso bairro, um polo de referência mundial. Aqui são realizadas diversas competições desse esporte, dentre elas a etapa brasileira do IRONMAN, a mais importante competição mundial de Triathlon. Outras modalidades como o Hipismo, Mergulho, Ginástica Rítmica e o Jiu-jitsu também são praticadas pelos moradores de nossa comunidade. Seja para recreação ou competição, aqui, o esporte é a nossa praia!

Douglas Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário