sexta-feira, 16 de setembro de 2016

GRCES UNIDOS DOS MORROS (SANTOS/SP)

Enredo 2017

"Morro de Saudade, Morro de Beleza, Unidos Com certeza, no centenário da Briosa Portuguesa"


Eu sou a alma Lusitana! O espirito desbravador dos antigos navegadores que singraram os mares em busca de novas conquistas. Cheguei ao Brasil em 1500 e em Santos aportei alguns anos depois. Logo me identifiquei com as montanhas dessa terra. De um pequeno porto fiz nascer uma vila, da vila uma cidade e aos poucos fui ocupando os morros.
Me integrei, me misturei e me tornei filho desse chão ao conhecer o Morro das belezas!
O tempo passou, a cidade cresceu e virou um eldorado de grandes oportunidades. Fugindo de um rigoroso regime militar e da crise gerada pela Primeira Grande Guerra Mundial, vários patrícios deixaram Portugal no final da década de 1920 trazendo na bagagem a esperança de uma vida melhor. E eu junto aos portugueses agora santistas que aqui já estavam, fui ajudando esse lugar a crescer.
Eu sou a alma Lusitana! Sou irmã da garra, da força de vontade, do empreendedorismo. Eu sou Briosa!
O morro agora era minha casa e trabalho era meu nome. Com o suor do meu rosto reguei minhas raízes. No alto da colina plantei banana, cana-de- açúcar, produzi cachaça, fui mascate pela cidade e também produzi cultura.
Morro de Saudade da minha terra natal, mas meu lugar também é aqui. Então fui fazendo do morro meu pequeno Portugal. Trouxe minha música, meus ranchos folclóricos, meu espírito festeiro, minha religiosidade e meu artesanato. Pra lembrar da Ilha da Madeira minhas antigas senhoras preservam até hoje no Morro do São Bento a arte dos bordados, tecendo a renda das nossas tradições.
As Festas Juninas também tornaram-se famosas e foram ponto alto da nossa cidade alta. Eu vi o morro crescer, eu vi um Morro de Alegrias e de gente que tem fé. Conheci a paixão pelo samba com o surgimento da Unidos dos Morros, que hoje é o orgulho da nossa comunidade. Fiz uma "Nova Cintra" brotar ao lado de uma lagoa chamada saudade.
Hoje já não sei se sou Portuguesa ou Santista. Exuberante vi nascer em 1917, um caso de amor da minha colônia com o futebol. A fundação da Associação Atlética Portuguesa Santista. Eu sou a alma Lusitana! Eu sou o futebol e o samba com certeza. Meu Carnaval é o centenário da Briosa Portuguesa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário