quarta-feira, 2 de março de 2011

BLOCO PIRANHAS DO SALDANHA (SÃO JOSÉ/SC)


PIRANHAS DO SALDANHA: 50 ANOS DE TRADIÇÃO, ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO!
Jornalista Bruno César, coordenador geral do Bloco das Piranhas encaminha a programação do bloco para o carnaval 2011. Tradicional encontro será no dia 6 de março, domingo de carnaval, no bar da Dulce, em frente à Aemflo/CDL e lojão do Koerich, em São José. Concentração inicia às 14h e os homens “devem estar preferencialmente vestidos de piranha”, avisa o folder que está logo abaixo do texto explicativo sobre o bloco que esse ano celebra meio século de descontração! Bloco de sujos fará sua apresentação pelas ruas Manoel Loureiro, Santo Antônio e Leoberto Leal, seguindo até a praça Antônio Schroeder
 “O ano era 1961. Jovens boêmios do bairro de Barreiros, que se reuniam freqüentemente na “Venda do Valentim”, resolveram se vestir de “Piranhas” para brincar o carnaval. Certamente não tinham essa pretensão, mas começava ali uma grande manifestação cultural e folclórica do Distrito Sede de Barreiros. E esta manifestação prepara-se para sua 50ª edição neste ano de 2011.
Ao longo dos seus 50 anos de existência, o Bloco “de sujo” Piranhas do Saldanha levou muita alegria e descontração à comunidade de Barreiros. Apesar dos foliões serem em sua grande maioria homens, crianças e mulheres também acompanham o desfile das Piranhas do Saldanha ao longo dos anos. O bloco recebe este nome dada a ligação dos foliões com o C.R.D Saldanha da Gama, tradicional clube desportivo da região. Inicialmente, o bloco recebeu o nome de “Lufa-Lufa”, em alusão a forma desorganizada como as coisas se desenrolavam. Passados alguns anos, com o crescimento da brincadeira, o Lufa-Lufa transferiu-se para o Bela Vista, passando a condição de Escola de Samba, a Acadêmicos do Samba – Lufa-Lufa. Desde então, o Bloco de Barreiros passou a chamar-se “Piranhas do Saldanha”.
Após o fechamento da Venda do Valentim, em meados de 2007, o bloco quase foi extinto. Em 2008, foram pouco mais de 30 foliões brincando pelas ruas de Barreiros. No entanto, jovens abnegados uniram-se aos mais velhos com o objetivo de não deixar morrer uma tradição de mais de 45 anos. Mobilizados, ou mobilizadas, as Piranhas do Saldanha reuniram mais de 300 pessoas no carnaval de 2009. Em 2010 o sucesso se repetiu, firmando novo local de concentração e trajeto do desfile das Piranhas do Saldanha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário