sexta-feira, 25 de março de 2011

CARNAVAL DE URUGUAIANA/RS

Uruguaiana 2011: confira o resumo do primeiro dia de desfiles

Gláucio Guterres* | Carnavalesco | 25/03/2011 10h49

Imperadores do Sol
A Imperadores do Sol foi a primeira escola do Grupo Especial a passar na avenida Presidente Vargas, onde está montada a passarela do samba da Uruguaiana. A escola que tem como intérprete, Serginho do Porto, um dos três intérpretes do Acadêmicos do Salgueiro levando o enredo "Da Música à Dança: Uma Paixão que Encanta", passou sem levar muita animação ao público presente na noite fria do primeiro dia do carnaval da cidade. Comissão de Frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira não se apresentaram aos jurados e deverão receber punições em suas avaliações. Outra penalização que a escola receberá é o não cumprimento do número mínimo de vinte baianas, apresentando apenas doze em seu desfile. A escola levou à avenida composições e esculturas de alegorias utilizadas pela Estação Primeira de Mangueira em 2010, dividias em três alegorias. O ritmo excessivamente lento do desfile atrapalhou a evolução da escola.

Apoteose do Samba
Em seguida foi a vez da Apoteose do Samba fazer sua primeira apresentação na passarela do samba no Carnaval 2011. Embalada pelo intérprete Leonardo Bessa, parceiro de Serginho do Porto e Quinho, no Salgueiro, a escola que retornou à elite do carnaval da cidade após conquistar o Grupo de Acesso de 2010 teve um bom início de desfile com sua comissão de frente comandada por Eduardo Rios. Marcinho e Shaiene, terceiro casal da União da Ilha defendeu o pavilhão laranja, preto e verde com elegância à frente das cabines de jurados. O enredo "O Místico Mistério de Ser Místico", desenvolvido pela carnavalesca Silvia Acunha da Silva levou à avenida o mundo místico e suas crenças com fantasias de muito boa qualidade. A última alegoria da escola teve problemas hidráulicos e sua passagem foi na base da força pelos empurradores.

Deu Chucha na Zebra
A terceira escola a passar na avenida foi Deu Chucha na Zebra e seu enredo "N'Golo: A Dança da Zebra Virou Capoeira?" de autoria do carnavalesco Walter Nicolau. Um desencontro de informações no início da tarde desta quinta-feira envolveu a direção da escola responsabilizando o seu carnavalesco pela fraco carnaval apresentado no desfile. Segundo o presidente Sérgio Saldanha, fantasias que não estavam em condições de representar a escola foram enviadas do Rio de Janeiro pelo profissional. Dentro da avenida, o desfile da escola ficou muito abaixo das expectativas e praticamente comprometendo a escola podendo levá-la ao rebaixamento. E em meio a um desfile tão polêmico, ficou no ar a falta de sonorização da bateria do mestre João Batista. Desencontros entre o discurso de diretores. Enquanto uns alegavam problemas técnicos da empresa responsável pelo som da avenida, outros afirmavam que a decisão de não sonorizar a bateria partiu do próprio mestre.

Ilha do Marduque
Encerrando os desfiles do primeiro dia do Carnaval 2011 de Uruguaiana, a Unidos da Ilha do Marduque fez a grande apresentação da noite e se candidata ao título. Levando "O Sonho do Beija-Flor" para a avenida, a carnavalesca Rita Maidana contou a história da escola de Nilópolis, abordando como tema principal o projeto social da agremiação, que serviu como referência para a escola de Uruguaiana criar um projeto aos mesmos moldes. O desfile começou morno com a estreia de Jorginho da Beija-Flor à frente do microfone número um da escola. Comissão de frente com as fantasias da Beija-Flor 2010 realizou uma apresentação simples. O casal Gisa e Marcelinho, da Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, realizou ótima apresentação. Segunda alegoria da escola teve uma das rodas traseiras quebrada e passou na avenida com o auxílio de uma empilhadeira. Os problemas na alegoria provocaram o avanço de algumas alas, alterando o roteiro de desfiles e certamente prejudicando a escola no seu enredo. A evolução da escola sofreu prejuízo fazendo a bateria não realizar o recuo, obrigatório em Uruguaiana, onde deverá ser punida.

* Gláucio Guterres é repórter do portal Samba Sul
http://www.sidneyrezende.com/noticia/125864+uruguaiana+2011+confira+como+foi+os+desfiles+do+primeiro+dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário