quinta-feira, 24 de março de 2011

GRES UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR (RIO DE JANEIRO/RJ) - 2

Em sua edição de número 40, a cerimônia de entrega dos troféus do Estandarte de Ouro foi uma noite de muitas palavras, com destaque para uma: superação. O prêmio principal, de melhor escola, foi para a União da Ilha, uma das agremiações prejudicadas por um incêndio na Cidade do Samba a um mês do desfile.

Apresentada pela atriz Regina Casé e pelo radialista Antônio Carlos, a cerimônia foi realizada sábado, no Vivo Rio, e relembrou alguns dos mais célebres sambas-enredo contemplados com o prêmio em seus 40 anos de história. Os três intérpretes Clóvis P., Ronald e Igor Sorriso deram um show a parte.

"É como se fosse o título", diz presidente da Ilha.

Grande vencedora da noite, a União da Ilha levou para casa três prêmios. Além da melhor escola, ganhou ainda o melhor enredo e seu intérprete, Ito Melodia, foi vencedor no quesito pela segunda vez consecutiva. De fora da competição oficial da Liesa devido ao incêndio, a agremiação se destacou pela garra e disposição dos componentes, como ressaltou o presidente Ney Filardi ao receber o troféu.

- A escola mostrou que não tem união só na frente do nome. Queria agradecer muito a todos os voluntários que se distanciaram de suas famílias, a todo mundo que virou noite no barracão sem comer nem dormir, só pelo amor à Ilha - disse, emocionado, antes de agradecer também ao carnavalesco Alex de Souza, que subiu ao palco antes para receber o prêmio de melhor enredo. - E a você, Alex de Souza. Você é um gigante! Esse estandarte, para nós, é como se fosse o título.

A história do Estandarte:
Criado em 1972 por um grupo de jornalistas do Globo apaixonados pelo carnaval e pelo Rio, o Estandarte de Ouro é reconhecido por premiar não somente a escola campeã, como também os destaques pessoais, privilegiando fatores como empolgação, emoção e simpatia com o público, evolução e harmonia. Ao longo de sua história, consagrou nomes como o da porta-bandeira Selminha Sorriso, da Beija-Flor, maior recordista de prêmios, tendo conquistado seis estatuetas. Atualmente, tamanha a sua importância, o Estandarte é chamado pelos sambistas e pelas escolas de "Oscar do carnaval carioca".

Todos os anos, a escolha dos vencedores é feita por jurados especialistas em carnaval (historiadores, jornalistas, músicos, entre outros), que votam em todas as áreas e promovem debates e discussões acerca de cada indicado.

(Fontes: Site O Globo e Galeria do Samba)

PREMIADOS 2011
Melhor Escola: União da Ilha 
Melhor Samba-Enredo: "A Imperatriz Adverte: Sambar Faz Bem à Saúde" - Imperatriz Leopoldinense 
Melhor Enredo: "O Mistério da Vida", da União da Ilha
Melhor Bateria: Mangueira 
Melhor Mestre-Sala: Julinho, da Unidos de Vila Isabel 
Melhor Porta-Bandeira: Giovanna, da Unidos da Tijuca 
Personalidade: Beth Carvalho, da Mangueira 
Melhor Ala: "Zé Carioca", do Salgueiro
Melhor Ala das Baianas: Imperatriz Leopoldinense
Revelação: Igor Sorriso - São Clemente 
Melhor Passista Feminino: Vânia Vulcão, da Mocidade
Melhor Passista Masculino: Anderson, da Beija-Flor
Melhor Puxador: Ito Melodia, da União da Ilha
Melhor Comissão de Frente: Mangueira
Melhor Samba-Enredo do Grupo de Acesso: "A Benção, Vinícius" - Império Serrano
Melhor Escola do Grupo de Acesso: Império da Tijuca

http://www.gresuniaodailha.com.br/not219.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário