segunda-feira, 30 de setembro de 2013

GRES PORTELA (RIO DE JANEIRO/RJ)

VIA FACEBOOK
A "fantasia" virando realidade!
Na calada da noite da última segunda-feira, Portela começou a desvendar os seus mistérios...aos olhos de alguns convidados, foi como se um pedaço do manto da Padroeira estivesse sendo aberto revelando as belezas que vão encantar no desfile que se aproxima!! Vale ressaltar que a Presidência, mesmo mantendo o segredo na divulgação das fantasias, convidou a imprensa, os segmentos da escola, além de ter tido o cuidado de convidar boa parte da comunidade. As pessoas que se fazem presentes na quadra, frequentadores assíduos, não foram esquecidas!!
O evento aconteceu na Cidade do Samba em clima de Carnaval, dentro do barracão. O Diretor Cultural, Luis Carlos Magalhães, e o Produtor de Carnaval Teteu Jose, comandaram a apresentação. Quando as primeiras fantasias entraram na passarela, a sensação que se tinha era de ter feito um mergulho no túnel do tempo, e um Rio Antigo passava na nossa frente, em forma de negros mercadores mostrando sua cultura. Uma corte dos esfarrapados.
Avançando um pouco mais no tempo, a influência francesa chega ao Rio, tanto nos trajes como na arquitetura! Vimos uma Avenida Central antiga, relembramos o Grande Hotel, local também conhecido na redondeza como o "tabuleiro da baiana". A sociedade desfilando seus trajes à lá Bella Époque, fazendo seus passeios. Chegamos à República, mudando os ares e a política na cidade. Avançando pela antiga Avenida Central, hoje Rio Branco, lá na outra extremidade dela revivemos a Cinelândia, a Brodway Brasileira. Praça onde se encontram magistrais e importantes prédios que fazem parte da nossa cultura. Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Museu de Belas Artes e o Palácio Pedro Ernesto fazem desse corredor, político- cultural. Bailes, peças teatrais, dramas e comédias desfilam na nossa frente! O clima de Carnaval contagia nessa viagem. A grande Era do Rádio, com suas rainhas Emilinha e Marlene, e todo aquele glamour da época, inclusive o público dos auditórios das Rádios, os fãs, conhecidos como "macacas de auditório", misturam-se às fantasias de Carnaval.
O trio amoroso mais famoso do Carnaval se faz presente em belíssimas fantasias! O lado boêmio do carioca surge no seu gosto pelos botequins como o famoso Amarelinho, pela boa música, o chopp e os shows da Praça com suas vedetes. O apogeu da Cinelândia e seus cinemas marca presença. Os namorados no escurinho do cinema... e chega o lanterninha... xiiiii
Como palco das principais manifestações políticas, surge a Rio Branco do Povo, relembrando desde a Revolta da Chibata, os anos de chumbo, o movimento estudantil e, através desse desfile patriótico, que nos atenta para mudanças políticas no nosso país. Chegamos aos dias de hoje, mostrando toda a importância, das grandes manifestações populares. 
Através desse passeio no tempo, chegamos aos dias atuais. De um novo Rio, que se transforma e continua conclamando " vem pra rua " mudanças são necessárias...
Importantes obras já prontas e outras em execução, que vão mostrar ao mundo o Rio Cidade Olímpica, vislumbrando o futuro e sem apagar as lembradas do passado. O desfile, que começou lá nas bandas do Valongo, percorreu toda uma avenida, que foi palco de tantas transformações e ela mesmo se modificou. O Rio se transforma, preserva sua história, se revitaliza... e nosso desfile volta àquela região mostrando, assim como o MAR, o passado, presente e o futuro. Uma nova Cidade surge, respeitando suas raízes históricas, sem deixar de se modernizar.
Nesse passeio, as fantasias vão mostrar uma Portela de tons claros, com brilho e a elegância de que o Portelense tanto se orgulha. As plumas, marca registrada da escola, estão presentes em todos os setores. Um conjunto de fantasias que agradou e emocionou a todos os presentes. Vimos uma equipe, comandada pelo Alexandre Louzada, trabalhando e, o mais importante, tendo condições de trabalho. O barracão econtra-se bastante organizado e a família Portelense está feliz!!
Bons ventos sopram a favor da Águia!!
Salve a glória de São Sebastião !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário