quarta-feira, 29 de junho de 2016

GRES COMBINADO DO AMOR (NITERÓI/RJ)

Enredo 2017

"Ubuntu. Sou Quem Sou, Porque Somos Todos Nós



JUSTIFICATIVA DO ENREDO
O G.R.E.S. COMBINADO DO AMOR, tem como responsabilidade e obrigação de levantar a bandeira trazendo para o carnaval da cidade de Niterói, uma filosofia africana chamada de UBUNTU.
Em sua essência, essa filosofia, trata e nos mostra que devemos mais do que nunca, nos dias atuais ter: Tolerância, Compaixão Afeto e Amor, ao nosso semelhante. O ser humano precisa de uma vez por todas, entender e colocar em prática esse conceito de vida, onde em alguns países é exercido como forma de opressão a violência.
Nosso enredo vai exaltar na avenida a palavra Nós, que deve ser mais praticada e inserida entre os povos. O ser humano tem que entender que ele não é o centro das atenções e que ele precisa de alguém pra ser ele mesmo, unindo assim, o conceito de que “Sou quem sou, porque somos todos nós”. Devemos praticar mais a igualdade e menos o preconceito seja ele qual for, tendo os mesmos direitos. Com isso, nossa escola irá rufar os tambores da paz e da esperança, por um mundo melhor pra se viver. Acreditando sempre em dias melhores.
Nossos antepassados estarão presentes na avenida, mostrando que o conceito UBUNTU já fazia parte desde os primórdios dos tempos, exaltando esse espírito caridoso. Em seguida em forma de natureza, exaltaremos o Baobá que por sua vez tem uma ligação etimologicamente com o continente africano, onde para muitos representa a vida, são símbolos de fertilidade, fartura, cura e da resistência negra.
A Mãe–África, será reverenciada por ser o berço da humanidade, um solo sagrado onde mostraremos duas etnias importantes do povo banto a ZULU e a XHOSA.
Na visão de UBUNTU, como conciliação racial, destacamos o Apartheid e a figura importantíssima e emblemática que foi Nelson Mandela, ou Madiba como era carinhosamente chamado pelos seus, contra um regime de vidas separadas existente, onde em seus discursos dizia que: “Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e solidariedade fazia parte da essência de ubuntu”
Mostraremos, na avenida um conceito mais moderno do termo ubuntu, ligando todos os povos diminuindo barreiras, ultrapassando as fronteiras, encurtando as distâncias estamos falando da internet, isso mesmo, o nosso UBUNTU VIRTUAL que irá conectar vidas distantes, não conhecidas ou por algum motivo, foram separadas e por isso conseguem o reencontro depois de anos. Conecte-se com a gente!!!
Pois bem, ao finalizarmos faremos uma relação Brasil x África do Sul, desde os tempos do descobrimento do Brasil até os dias atuais, exaltando toda cultura aqui existente vinda de além mar. Onde essa relação Multicultural até os dias de hoje, luta para sobreviver em uma sociedade injusta e preconceituosa. Devemos nunca desistir de mostrar a todo o tempo, que abram suas mentes para o novo mundo que nos aguarda lá fora de paz, amor e esperança, basta se permitir.
Por tudo que já foi mensurado, clamamos por mais AMOR entre os povos, um pais mais justo, afinal devemos ter como dever de casa a consciência e acreditar mais no ser humano e praticarmos nossa fé nele, pois o desafio foi lançado, a mensagem foi passada e foi cumprido com certeza o nosso dever. UBUNTU pra você!!

Introdução
O G.R.E.S COMBINADO DO AMOR, Traz para o carnaval 2017 a essência de um conceito Sul –Africano chamado UBUNTU que significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós”. Para entendermos melhor essa filosofia africana, etimologicamente o UBUNTU vem de duas línguas do povo Banto (ZULU e XHOSA) que habitam o território da África do Sul, o pais de Mandela, que por sua vez dizia: “Que uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e solidariedade fazia parte da essência de ubuntu”. A origem do UBUNTU está na nossa constituição antropológica pelo fato da África ser o berço da humanidade e das civilizações onde desenvolveram a consciência ecológica entendida aos três mundos apontados: Dos Deuses e antepassados, dos Humanos e Da natureza.
Segundo os Hebreus“fomos feito um do outro, foi do lado de Adão que retirou a porção necessária do humano Eva e não de uma nova porção de terra. Deve vir lá do Éden ou de algum outro lugar muito antigo nossa necessidade de sermos sempre nós, de estarmos sempre juntos e de sermos sempre pares”.
Na concepção religiosa africana, todos os mitos se pautam na lógica que os seres humanos tem um pouco de divino e um pouco da natureza, pois cada um é filho de um orixá. Conta um mito da criação que OLODUMARÉ (Deus – Supremo) deu ao orixá OBATALÁ a missão de criar o ser humano e este o fez a partir do barro (elemento da natureza)
Certa vez, um Antropólogo estava estudando os usos e costumes de uma tribo africana quando ao final dos trabalhos, propôs uma brincadeira as crianças da região. Colocou um cesto cheio de doces embaixo de uma arvore e propôs uma corrida e disse: Quem chegar primeiro leva o cesto. Então as crianças se aliaram prontas para correr e disse já! Todas deram as mãos e correram juntas até a arvore, pegaram o cesto juntas e comemoraram juntas. O antropólogo então olhou curioso para aquela situação, onde uma das crianças olhou para ele e disse: UBUNTU TIO! Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras iriam ficar tristes. Ele então percebeu a essência daquele povo onde não havia competição e sim colaboração.
A Combinado do Amor vai rufar os tambores e exaltar com muito Axé na avenida, esse espírito caridoso, misericordioso, o qual somente poderia nascer da Mãe Áfricaberço da existênciaterra da ancestralidade, a essência UBUNTU de ser. Através da natureza original e de seu solo sagrado, nasce Baobá (Árvore da vida) envolvendo a todos NÓS, em suas raízes humanitárias de clamor amor ao próximo.

SINOPSE
O termo UBUNTU teve origem na África Subsaariana e existente nas etnias (ZULU E XHOSA)Ubuntu é uma palavra dentro do conceito filosófico africano amplo sobre a essência do ser humano e a forma de como se comporta em sociedade. Para os africanos o UBUNTU é a capacidade humana de compreender e tratar bem o outro,afinal toda existência é sagrada para eles, onde há um pouco do divino em tudo o que existe. O UBUNTU retrata também a cosmovisão do mundo negro-africanoo ser humano sabe que nem tudo depende da sua vontade. Esta, depende também da vontade dos ancestrais, dos orixás em suma, do sagrado. Uma pessoa com UBUNTU tem consciência que ela é afetada quando um semelhante seu é afetado e sabe que o mundo não é uma ilha, que ela precisa dos outros pra ser ela mesma. Onde não se sente ameaçada quando alguém é capaz e se sente diminuída quando os outros são humilhados.
ASPECTO RELIGIOSO
No contexto africano, o UBUNTU sugere que o indivíduo se caracterize pela humanidade com seus semelhantes e através da veneração aos seus ancestrais elevando assim, a purificação da alma, o clamor em seu canto e sua manifestação na dança. Pois aqueles que compartilham do princípio do UBUNTU no decorrer de suas vidas, continuarão em união com os vivos, após a sua morte.
ASPECTO ÉTICO
No aspecto ético, temos o grande Desmond Tutu, figura mais importante na luta contra o APARTHEID ao lado de Nelson Mandela, onde define o ideal de UBUNTU em suas lutas e ideais como: Respeitocomunidade, generosidade, partilha, empatiahumanidade. Unindo os povos na fé e na esperança, tudo isso é o espírito de UBUNTU, explica. Não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias, a questão é: Você vai fazer isso de maneira de desenvolver a sua comunidade permitindo que ela melhore?
 Na África do Sul a noção de UBUNTU ligou-se também a história da luta contra o Apartheid que inspirou Nelson Mandela, ou Madiba como era chamado carinhosamente pelos seus, na promoção de uma política de reconciliação nacional.
Mandela com certeza foi a voz da igualdade, lutando pelo respeito, direito e contra o preconceito das raças. Muitos anos antes quando MANDELA criou a liga da juventude da ANC (partido político) em 1944, a noção já estava presente no manifesto do movimento. O Apartheid significa: “Vidas separadas “era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados dos brancos que controlavam o poder enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos e econômicos sociais. Ao contrário do homem branco, o africano quer o universo como um todo orgânico que atende a harmonia no qual as partes individuais existentes somente como aspectos da unidade universal, acreditando sempre no ser humano, afinal a união faz a força e renasce a esperança.
ASPECTO POLÍTICO
UBUNTU é visto como um dos princípios fundamentais da nova República da África do Sul e está intimamente ligado à ideia da renascença africana. No Zimbabwe, o UBUNTU tem sido usado como forma de resistência à opressão existente no país com a importância das alianças e do relacionamento das pessoas umas com as outras acreditando sempre na força do irmão. Em diversos aspectos a filosofia UBUNTU não tem fronteiras, uma delas é a internet, que será representada na avenida como forma de UBUNTU no mundo virtual, precisamos sempre estar conectados, ligados uns aos outros pela tecnologia por mais distante que seja,conecte-se com gente.
BRASIL-UM PAÍS UBUNTU!
Na tentativa da tradução de UBUNTU para nossa língua o “Português” seria:“Humanidade para com os outros” No Brasil, a noção do UBUNTU chega com os escravizados africanos a partir do século XVI, estes trouxeram a sua cultura em seus corposa pura africanidade e ela foi reinventada a partir do novo contexto da escravidão. Por isso falar de UBUNTU no Brasil é falar de solidariedade e resistência, como outro registro histórico antropológicos que expressam o UBUNTU Afro-Brasileiro, podemos citar os quilombos, as religiões afro-brasileiras,irmandades negras, movimentos negros etc.
Assim como o Brasil, a nova África do Sul se reconhece como um país MULTICULTURAL, onde brancos e negros podem conviver juntos e dessa forma o ZANANI (passado de sofrimentose transforma num SASA-LOBI (presente, futuro de esperança) A perspectiva do UBUNTU no Brasil atual é um encontro entre nós mesmos, com o nosso passado de resistência de um povo marcado, vindo de além mar. De certa forma o Brasil é um pais UBUNTU, por ser considerado hospitaleiroacolhedor e miscigenado. Sabemos que muito precisa ser feito para melhorar, clamando sempre por mais tolerância, justiça, igualdade, respeito e menos preconceito.
 O G.R.E.S. COMBINADO DO AMOR, semeia no carnaval da cidade de Niterói a essência UBUNTU de ser. Nossa festa, não seria o que é hoje se não fosse a colaboração, dedicação e o esforço de todos. Afinal, ninguém faz nada sozinho, ninguém nasce sozinho, ninguém é feliz sozinhogente precisa de gente, pra ser gente.    
   Em tempos difíceis, não podemos deixar de crer, tendo atitude, cantando a negritude, exaltando a paz, o amor e a esperança. Desejamos, dias melhores pra se viver.
Vire-se pro o ser humano, pratique sua fé nele, esse é o nosso dever!
UBUNTU PRA VOCÊ!!!!

CARNAVALESCO: ÍNDIO GARCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário