quarta-feira, 29 de junho de 2016

GRES UNIÃO DA VILA ALBERTINA (SÃO PAULO/SP)

Enredo 2017

"Porque, Porque? Quero Saber! 1,2,3...  Era Uma Vez! Vem Ser Criança Outra Vez? Um Passeio Encantado Pelo Universo Infantil"



"Somente é possível estar inteiro em uma experiência quando todos os sentidos estão ali reunidos. É preciso concentrar todas as percepções para ter uma imersão completa".
Uma dessas experiências denomina-se "imaginação". Qual a fase de nossas vidas onde a imaginação corre solta? Onde tudo tem cores, formas, sabores diferentes e inusitados? A infância!
A importância da imaginação, na fase infantil, está ligada à criatividade que a criança desenvolve durante todas as outras fases da vida.
As crianças são criativas, inventam universos onde se transformam no que querem ser.
O mundo infantil é repleto de encantamento e imaginação. Com as suas brincadeiras, a criança transforma a realidade e o mundo a sua volta, fazendo uso de brinquedos e objetos de acordo com seus pensamentos lúdicos e as suas necessidades de expressão.
Quando brinca, joga, conversa sozinha, desenha, a criança está criando. Sua imaginação lhe permite sonhar de modo inimaginável e sem limites, trazendo o mundo real para a sua visão pessoal, recorrendo às fantasias presentes em sua mente, formadas desde o seu nascimento.
É através das brincadeiras que a criança expressa o seu mundo "imaginário" formando assim suas experiências e sentimentos. Uma simples brincadeira de polícia e ladrão pode representar a tentativa da criança de lidar com sua vontade de se apoderar de coisas que ela fantasia como proibidas pelo mundo adulto. O medo de uma figura imaginária amedrontadora, formada em sua mente pode ser enfrentado na brincadeira de heróis contra monstros e fantasmas.
O exercício pleno da imaginação e criatividade faz parte da vida infantil e é um elemento essencial para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. Ele favorece o fluir do pensamento criando um lugar de liberdade. Um lugar todo especial onde a criança pode ser autora de suas próprias criações, experimentando o prazer da liberdade de transformar o mundo e de ver refletido, em suas produções, algo de si mesma.
O que dá vida à criação é o mundo interno de desejos e sentimentos da criança, que passam por diversas fases, dos personagens que elas gostariam de ser nas histórias, dos personagens que elas têm medo, das comidas gostosas que elas querem comer o dia todo, das comidas que não têm um sabor gostoso, como a aversão a legumes e verduras pelo simples fator visual, mesmo sem nunca ter provado antes, a forma colorida que elas fazem do mundo à sua volta, um mundo construído cheio de particularidades. Até os três anos, é a fase da experimentação, onde os objetos ganham vida e as crianças acreditam realmente nesta interação.
Na fase dos três aos cinco anos, as crianças passam a convidar os adultos a participarem das brincadeiras e as histórias ganham mais sentido.
Na fase dos seis aos oito anos, as histórias são lógicas e possuem uma finalidade; trazem temas como raiva, medo, amor e guerra e é também a fase que a criança acredita no herói.
Após os oito anos, já unem a imaginação vivida nas fases anteriores com aventuras reais e os amigos imaginários já se tornam reais.

É esse universo pessoal nos passeios pelos caminhos da vasta imaginação, recheada de heróis, vilões, brincadeiras, guloseimas, perigos e um inigualável gostinho de quero mais que a União da Vila Albertina vai poeticamente soltar a imaginação e vivenciar a liberdade infantil na avenida, trazendo de volta a criança que existe em todos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário