quarta-feira, 29 de junho de 2016

GRES UNIDOS DA VILA KENNEDY (RIO DE JANEIRO/RJ)

Enredo 2017

A Vila Kenney Canta; Ilú Ayé ao Brasil da Liberdade"



Apresentação:
O GRES UNIDOS DA VILA KENNEDY, apresenta em seu carnaval de 2017, uma mistura de personagens reais com tramas fictícias. Retratando o sonho de liberdade de muitos negros no Brasil, abordando questões raciais visando o protagonismo do negro e da mulher; retratando temas variados do passado e da atualidade. A ambição do homem explorando e destruindo o rico chão; aquecimento global, a luta pela preservação ambiental através do maior espetáculo popular do mundo que o nosso carnaval. 
Ilú Ayê, ilú Ayê ôô
Um canto ecoou...
Na senzala sofrimento e dor
Quem será o nosso libertador?
Candaces mulheres guerreiras, rainhas mães. Princesa Liberdade, um personagem real ou fictício quem saberá? 
O sonho da libertação sempre esteve presente na história da humanidade: no Egito o faraó, com poder e tirania, escravizou o povo Hebreu, que sonhava chegar à terra prometida guiado por libertador enviado por Deus.
Da África para o Brasil, os negros escravos venceram o sofrimento alimentados pelo sonho da liberdade. 
Nesse contexto, nossa história personifica uma linda princesa negra, vinda da nação Nagô da Costa da Mina, chamada LIBERDADE, que chega ao Brasil para viver em sua nova Ilú Ayê (Terra da Vida).
Certo dia, andando pela mata brasileira, a princesa Liberdade se depara com uma onça pintada, que sai de uma frondosa árvore e se transforma numa feiticeira dando-lhe uma bebida mágica. 
Sob uma aura misteriosa a princesa aceita e a feiticeira revela para a Liberdade, que ela terá quatro sonhos visionários. 
1° VISÃO: BRASIL SUA NOVA ILÚ AYÊ (Terra da Vida)... Uma exuberante natureza fauna e flora riquíssima solo fértil onde tudo que se planta nasce. Aguas doces riquezas minerais, plantas aromáticas e medicinais, o poder da cura de muitos males da humanidade, folhas sagradas da floresta.
2º VISÃO: POLUIÇÃO, SECA, INUNDAÇÃO... O homem com sua ambição explorando, destruindo o rico chão, consequência do caos na vida humana da Terra. O aquecimento global causado pela poluição das indústrias e de outros gases emitidos pelo homem. O calor intenso, a falta de chuvas provocando secas, assim como torrenciais chuvas provocam inundação e catástrofes.
3º VISÃO: NO VERDE À ESPERANÇA... Nossa pátria mãe gentil se cansou do que viu. É hora de fazer brotar no peito o verde à esperança. O orgulho e o amor de uma criança. A sustentabilidade de atitudes é a mobilização e a base de toda mudança. Reciclando o coração, verás que um filho teu não foge a luta!
4º VISÃO: O SAMBA EM LOUVAÇÃO... Tia Ciata à inspiração, mãe protetora da maior contribuição cultural do negro: sem preconceito, tem samba e carnaval. E no compasso desse baticum o GRES UNIDOS DA VILA KENNEDY louva a Liberdade. Seu canto ecoa e, sob o rufar dos tambores, ama, luta por um sonho real: Unidos de Vila Kennedy campeã do carnaval.
Ao despertar, a princesa Liberdade se rende aos encantos da Terra da Vida, Ilú Ayê, com toda dignidade do povo negro brasileiro; com as bênçãos das grandes Candaces à brasilidade e a alegria de um "guerreiro" chamado BRASIL.

Claudio Fontes - Carnavalesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário