sábado, 21 de agosto de 2010

ENREDO 2011 GRES DELÍRIO DA ZONA OESTE (RIO DE JANEIRO/RJ)

UM PASSEIO PELA CIDADE DE NILÓPOLIS, DELIRANDO COM A BEIJA-FLOR. UM TRIBUTO A FAMÍLIA DAVID (SINOPSE)
APRESENTAÇÃO DO ENREDO
A nossa agremiação neste carnaval, orgulhosamente irá homenagear a simpática e hospitaleira Cidade de Nilópolis, contando a sua história desde as suas origens, seu progresso e as dificuldades para alcançar o status de metrópole, Faremos ainda uma homenagem a sua estrela maior, que é a nossa eterna madrinha, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-flor de Nilópolis, contando a sua linda trajetória no mundo do samba, com seus desfiles deslumbrantes, glamurosos e vitoriosos, quando sempre apresenta grandes Carnavais que o pavão nunca esquece.
Para finalizar, faremos um tributo a família David, que sem dúvida nenhuma, são os grandes baluartes daquela cidade e da Beija Flor de Nilópolis, responsáveis pela política local e mantedores de diversas ações sociais naquele município.
EXPLANAÇÃO DO ENREDO
Nilópolis foi parte integrante da Capitania Hereditária de São Vicente, pertencente a Martin Afonso de Souza, no ano de 1531. Esta Capitania dividiu-se em Sesmarias e numa dessas incluía-se Nilópolis, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Caxias, até as fraldas do Gericinó, posteriormente transformadas em novas Sesmarias e fazendas.
Em 1621 esta área foi denominada de Fazenda de São Mateus e veio a pertencer a João Álvares Pereira. Em 1637 ele mandou construir no alto da colina de Nilópolis, a Capela de São Mateus, de barro batido, pelos índios Jacutingas, já escravizados. Durante muito tempo a Fazenda São Mateus passou por vários proprietários e produzia açúcar e aguardente. Com a inauguração em 29 de março de 1858 de uma linha de trem da Estrada de Ferro Dom Pedro II, cortando a fazenda com destino a Queimados, a população nativa foi abandonando as terras, devido ao movimento abolicionista e por novas opções de mão de obra, devido ao progresso.
Houve outros proprietários da Fazenda São Mateus, até que dois irmãos João Alves Mirandela e Manuel Alves Mirandela a adquiriram e resolveram desmatar a área da fazenda para um possível loteamento. Feito isso, resolveram mandar fazer uma planta, onde lotearam a área para venda e já no final do ano de 1913, os jornais anunciavam a venda destes lotes em suaves prestações.
Um dos primeiros compradores foi o coronel Julio de Abreu, adquirindo vários lotes e construindo a primeira casa de pedra e cal, dando nome de Vila Ema, em homenagem a sua esposa, na data de 06 de setembro de 1914, ocasião em que trouxe nesta festividade muitos amigos importantes, objetivando erguer uma cidade promissora. Esta data foi o marco da fundação da Cidade de Nilópolis.
O nome Nilópolis foi dado em homenagem a Nilo Peçanha, a partir de 01 de janeiro de 1921, grande benfeitor da cidade, em uma grande festividade. Nilópolis esteve por muito tempo vinculado e fazia parte integrante de São João de Meriti, então quarto distrito de Nova Iguaçu.
Passado dois anos, o deputado Manoel Reis, pela Lei 1332 a elevou a Sétimo Distrito de Nova Iguaçu a partir de 1916.
Finalmente, estando em discussão a nova carta constitucional do Estado do Rio de Janeiro, o Deputado Lucas de Andrade Figueira, propôs uma Emenda que foi promulgada em 20 de junho de 1947, emancipando Nilópolis, juntamente com São João de Meriti e que é comemorada em 21 de agosto de cada ano.
Nilópolis faz parte da Baixada Fluminense e tem o seu famoso calçadão na Avenida Mirandela. É o seu pólo comercial, onde a maioria dos nilopolitanos resolvem os seus problemas do cotidiano.
Tem como maior referencial o Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis, fundada em 25 de dezembro de 1948, oriunda de um bloco carnavalesco da cidade. Em 1953 houve a transformação do bloco no G.R.E.S. Beija Flor de Nilópolis, que fez o seu primeiro desfile oficial no carnaval de 1954, pelo segundo grupo, onde se sagrou campeã.
A agremiação pode ser dividida em duas partes: antes e depois do carnavalesco Joãozinho Trinta, que assumiu a escola em 1976, com um enredo em homenagem ao jogo do bicho. Os desfiles da escola assinados por ele se tornaram tão antológicos, que mesmo quando não vencia deixava a sua marca. na avenida. Foi o que aconteceu em 1989, quando a agremiação conhecida pelo luxo das suas alas e alegorias, surpreendeu o público com o enredo “Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia”, levando para o desfile carros e alas repletos de lixo, além do famoso Cristo Redentor coberto. Naquele ano a Beija Flor ficou em segundo lugar, mas Joãozinho foi considerado o campeão moral do desfile.
Ao todo a Beija Flor já venceu onze carnavais no Rio de Janeiro e neste ano de 2010 conquistou o terceiro lugar, com um enredo em homenagem a cidade de Brasília.
O atual presidente da agremiação é o empresário e ex-prefeito da cidade Farid Abrahão Davi e o presidente de honra é o seu irmão Anísio Abrahão David.
Descendentes de libaneses a família David tem grande influência em Nilópolis, divididos entre os Sessim e os Abrahão, com grande participação na política da cidade.
O David de mais destaque na família é Aniz Abrahão David, mais conhecido come Anísio Abrahão David ou simplesmente Anísio. É um empresário de sucesso, presidente de honra do GRES Beija Flor de Nilópolis. Foi
presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) entre 1985 e 1987.
Homem sério e justo, cordial e sempre pronto para ajudar os mais necessitados. É mantedor de projetos sociais na Beija Flor e fora dela, em ajuda aos mais carentes.
Na sua passagem frente a Liesa, facilitou a concessão dos direitos autorais dos sambas enredo aos compositores, sem que ficassem em prejuízo diante das gravadoras e mesmo de sua organização carnavalesca.
Anísio já ajudou a muitos artistas que hoje estão na mídia e é considerado como o grande paizão da família Beija Flor.
O intérprete oficial da agremiação, Neguinho da Beija Flor que o diga...
SINÓPSE DO ENREDO
Nilópolis tem como sua origem a Fazenda São Mateus que foi construída com barro batido pelos índios Jacutingas, já escravizados.
A fazenda São Mateus tinha seu engenho com forte produção de açúcar e aguardente.
O progresso da região se iniciou com a inauguração da linha de trem que cortava a fazenda São Mateus, com destino a Queimados. O primeiro morador da área de Nilópolis foi o Coronel Julio de Abreu, que construiu a primeira casa, dando nome de Vila Ema em homenagem a sua esposa. O nome Nilópolis foi em homenagem a Nilo Peçanha, grande benfeitor daquela cidade. Em 10 de junho de 1947 através de uma emenda constitucional, Nilópolis ganhou a sua emancipação, que se comemoram todos os dias 21 de agosto.
Atualmente a cidade tem o seu famoso calçadão, de grande movimento de pessoas e ambulantes, com forte comércio e agências bancárias, onde a maioria dos nilopolitanos resolvem seus problemas diários e que bem simboliza a periferia da cidade.
O GRES Beija Flor de Nilópolis foi formado por um bloco carnavalesco local no ano de 1948. O carnavalesco Joãozinho Trinta mudou os desfiles da agremiação com seus enredos ousados e deslumbrantes. Seu enredo mais famoso foi “Ratos e Urubus larguem minha fantasia” do ano de 1989, enredo que o consagrou, mesmo a escola se classificando em segundo lugar. Ao todo a Beija Flor foi campeã em onze desfiles e seus desfiles se destacam pelo luxo e pela competência de sua comissão de carnaval composta pelo popular Laila.
Alexandre Louzada, Fran Sergio e Ubiratan Silva O atual presidente da agremiação é o ex prefeito da cidade Farid Abrahão David e o presidente de honra é o seu irmão Aniz Abrahão David. Descendentes de libaneses e antigos moradores de Nilópolis, a família David se divide entre os Abrahão e os Sessim tendo todos participações importantes na cidade quer seja nas obras sociais ou na política local.
O David mais importante é o Aniz. que é chamado de Anísio Abrahão David ou simplesmente Anísio. Um empresário sério e justo, que alavancou a Beija Flor de Nilópolis, responsável por muitas obras sociais na região.
Anísio tem um coração grande e já ajudou a muita gente, quer sejam artistas, intelectuais ou a gente pobre e humilde do município. É considerado, com grande justiça, como o grande paizão da agremiação e da cidade.
Neguinho da Beija Flor que o diga...
Reinalto Silveira
Gilson Carlos Sena
CARNAVALESCOS
Fonte de Pesquisa: Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário