sábado, 21 de agosto de 2010

ENREDO 2011 GRES MOCIDADE INDEPENDENTE DE INHAÚMA (RIO DE JANEIRO/RJ)

NEM SÓ DE PRATA, NEM SÓ DE OURO. INHAÚMA REVELA SEU TESOURO
No Carnaval de 2011, a Mocidade Independente de Inhaúma irá exaltar as jóias e pedras preciosas. Muitas vezes quando ouvimos falar delas não imaginamos a quantidade de histórias que existem por trás de cada pedra, e muitas curiosidades também.
Além do ouro e da prata muito usados na confecção de jóias, há também o diamante e as pedras preciosas, chamadas gemas. As gemas, utilizadas como objetos de decoração, adornos pessoais e até mesmo como amuletos da sorte ou de magia, fascinam o homem desde seus primórdios, com seu brilho, sua cor, sua raridade e até mesmo aqueles mistérios que as envolvem quanto aos seus poderes esotéricos. O Brasil é considerado uma das maiores províncias geomológicas do mundo. No solo brasileiro estão presentes todos os tipos existentes na crosta terrestre. Água-marinha, Esmeralda, Topázio, Turmalina e Diamante são as pedras preciosas mais encontradas.
Resumo:
O fascínio do homem em usar adornos preciosos e "mágicos" vem dos tempos mais remotos. Os materiais considerados belos, fascinantes ou raros foram utilizados para produzir as primeiras jóias. Daí a origem da imagem de riqueza que se associa à própria imagem da jóia.
Formadas há bilhões de anos, as pedras preciosas têm diferentes composições químicas, que determinam sua cor, densidade, clivagem e aspecto. Por sua extrema beleza, os povos da antiguidade achavam que as pedras preciosas tinham poderes ocultos, capazes de trazer sorte, curar ou simplesmente tornar uma pessoa mais bonita.
Uma jóia era utilizada normalmente como enfeite, mas também havia uma íntima ligação com forças místicas. O homem primitivo produzia as suas peças de adorno quando as estrelas se alinhavam em posições que eles consideravam favoráveis. Surgiam assim os amuletos com poderes mágicos e protetores.
Em algumas sociedades, aos caçadores mais valentes eram concedidos colares com dentes e garras de animais ferozes, isso lhes dava um símbolo de poder.
A atração que o ouro exerce sobre o homem é antiga. As primeiras jóias em ouro datam de 3.500 a.C., descobertas na região da antiga cidade de UR fundada pelos sumérios no vale do Eufrates.
Na história cristã, por ocasião do nascimento do menino Jesus, um dos três Reis Magos, o Melchior, levou de presente ao filho de Deus um metal precioso: o ouro.
Os egípcios deixaram peças elaboradas, em formas de escorpiões, escaravelhos, serpentes, repletas de simbolismo e misticismo. Eles foram os primeiros a aplicar cores às jóias, tendo dominado as técnicas de engaste de pedras e a descoberta de um novo material produzido pelas mãos do homem, o vidro colorido.
Outras civilizações figuram com igual importância no cenário da joalheria. Os artesãos minóicos produzindo com excepcional cuidado contas estampadas em finas lâminas de ouro. A Grécia, a princípio restringia suas criações a motivos geométricos. O contato com os fenícios resultou na fusão de conhecimentos e tendências, surgindo então peças com motivos naturalistas, temas da mitologia.
A cultura celta presenteando-nos com peças intrigantes e "magnéticas", com um design de espirais e arcos concêntricos de linhas sinuosas, invocando misteriosas forças da natureza.
Na história do Brasil, o ciclo do ouro, diamantes e pedras preciosas fez com que nosso país passasse a ter novas riquezas. Teve importância decisiva na ocupação da região de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Planalto Baiano. A mineração tornou-se a mais importante atividade econômica do Brasil-Colônia no século XVIII.
As pedras na Magia:
Através da História, as pedras preciosas têm sido usadas, não apenas por sua beleza ou raridade, mas também por seus poderes secretos. Durante séculos, elas foram usadas como auxiliares indispensáveis para o aprimoramento da vida espiritual, assim como para aumentar a percepção psíquica, para inspirar amor e como poderosos agentes de cura.
As pedras no Zodíaco:
Assim como as flores, as pedras preciosas também são relacionadas aos meses do ano, relacionadas com os signos do zodíaco. Há, pelo menos, uma pedra para cada mês, e cada uma tem um significado especial.
A arte milenar da joalheria:
O homem contemporâneo não poderia desapontar seus ancestrais na evolução dessa arte. Hoje conhecemos técnicas que nos possibilitam maior liberdade de criação, mas toda a tecnologia desenvolvida não vale muito sem mentes criativas e de bom gosto por trás de todo o maquinário. O século XXI conta com grandes designers dando personalidade, irreverência e estilo às peças de joalheria.
O mercado joalheiro atual está ampliando seu público-alvo. Empresas que antes ofereciam jóias para encantar apenas os ricos, agora também tentam atingir a classe média disposta a adquirir peças cujo papel principal é a vaidade e o desejo de atrair atenção. Ao comprar uma peça de grife o consumidor da classe media busca distinção e recolocação de status na sociedade.
Atualmente, no Brasil, o mercado de jóias e pedras preciosas movimenta cerca de US$ 4 bilhões ao ano, sendo 55% para o mercado interno e 45% para exportações, de acordo com o IBGM. O Rio de Janeiro, principal exportador de jóias do Brasil. Empresas locais tem grande influência no exterior, como H. Stern e Amsterdam Sauer.
Segundo Carla Pinheiro, presidente da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro, "O design das jóias tem feito realmente o diferencial. O Brasil tem conquistado prêmios internacionais todo ano. Isso traz mercado para o produto de maior valor agregado, e a gente passa a competir pela qualidade e criatividade."
E em 2011, a Mocidade Independente de Inhaúma irá revelar todo esse tesouro, através do seu enredo, uma verdadeira filigrana, mostrando que o carnaval e as escolas de samba podem contribuir muito para o enriquecimento da cultura do povo, jóia rara desta nação, contando esta brilhante história, de valor inestimável.
Abram alas! A Safira do samba vai passar!
Edson Siqueira
Carnavalesco


Nenhum comentário:

Postar um comentário