terça-feira, 17 de agosto de 2010

SOBRAM VIAGENS, FALTA TRANSPARÊNCIA, por Leandro André

Já faz tempo que venho criticando viagens de vereadores de Guaíba e de Eldorado do Sul. São pagas com dinheiro público, com o nosso dinheiro, e não vejo retorno algum para a população. Por causa disso, muitas vezes sou criticado aos berros na tribuna, o que me fortalece para continuar com meu trabalho, pois mostra que estou no caminho certo. Que constrangimento eu sentiria se fosse elogiado.
Na semana passada, divulguei mais uma viagem de assessores da Câmara de Guaíba para fazer “curso” em Santa Catarina. Adiantei, também, que estavam preparando uma ida de três vereadores para Brasília. Prometi divulgar os nomes dos edis viajantes, mas essa semana foi tudo cancelado.
No domingo, dia 8, o programa Fantástico, da Rede Globo, colocou no ar uma matéria do jornalista investigativo Giovani Grizotti, da RBS, denunciando os cursos falcatruas e a farra de alguns vereadores. Tudo gravado. Um escândalo que se repete, pois matéria semelhante foi divulgada em 2006, e pelo que se sabe ninguém foi punido.
Essa semana, foi retirado da pauta o projeto de lei que autorizava três vereadores de Guaíba a viajarem para Brasília. Se o evento fosse bom, sério, por que tirar da pauta? A retirada responde.
Conforme já revelei, somente nos últimos dois meses, a Câmara de Guaíba já gastou cerca de R$ 34 mil com viagens para Foz do Iguaçu, Nordeste e Santa Catarina. Quando viajam vereadores, eu divulgo os nomes, como fiz na edição do dia 5 de junho deste ano, na ocasião em que três edis viajaram para Foz do Iguaçu. Em relação aos assessores, não divulgo os nomes, pois entendo que a responsabilidade é da Mesa Diretora, é dos vereadores. E mesmo que fosse revelar, teria de ser por meio de pesquisa da Tia Alaíde, como acontece com os valores gastos, pois sobra site bonito e falta transparência.
Em 2009, o TCE apontou viagens irregulares feitas pela Câmara de Vereadores de Guaíba e pede que o presidente da época, vereador Campeão Vargas, devolva R$ 51 mil.
O Ministério Público de Guaíba pediu a publicação desta coluna, do dia 7 de agosto, onde divulgo a viagem de quatro assessores da Câmara, mais um motorista, para Santa Catarina, com a Toyota da Casa.
Tenho informações que o MP está investigando também as viagens promovidas pela Câmara Municipal de Eldorado do Sul. Durante uma entrevista que fiz com o prefeito Ernani Gonçalves, publicada no dia 6 de junho de 2009, ele admitiu que a Câmara de Eldorado havia se transformado numa agência de viagens, ressaltando que o mesmo não acontece na Prefeitura, onde as viagens são rigorosamente controladas. Não recebi qualquer contestação do prefeito ou do presidente da Câmara em relação a divulgação. Que vergonha, uma Câmara de Vereadores ser comparada a uma agência de viagens.
Se a população fosse mais cuidadosa na hora de votar, essas viagens com dinheiro público seriam bem menores. Mas, infelizmente, uma grande parcela é conivente com isso.
Eu já escrevi várias vezes e volto a repetir, a redução do número de vereadores, sem diminuir o percentual de repasse de dinheiro para as Câmaras, conforme aconteceu no Brasil, resultou na redução da representatividade popular nos legislativos e sobra de dinheiro público para ser gasto nestes cursos falcatruas, conforme assistimos na reportagem do Grizotti.
Fique de olho, eleitor, pare de reclamar, de se espantar, e faça a sua parte.


Leandro André
leandro.andre@gazetacentro-sul.com.br

Publicado em 14/8/10 no jornal Gazeta Centro-Sul, de Guaíba/RS



Nenhum comentário:

Postar um comentário