sábado, 25 de setembro de 2010

GRCES PROVA DE FOGO (SÃO PAULO/SP)

ENREDO 2011:"Da segregação à inclusão social Prova de Fogo é Refavela neste Carnaval

Autor e carnavalesco: Oziene Furtado
Introdução
Um olhar para passado recente de muitas lutas e resistências políticas e culturais e a esperança de um futuro melhor. Essa é a nossa proposta para o Carnaval 2011. Por meio de um fenômeno urbano, conhecido como favela, vamos mostrar um pouco desses núcleos que abrigam uma mistura de raças e recebeu diversas influências culturais e costumes.
As favelas são símbolos de resistência social e cultural, da luta contra regras elitistas pré-estabelecidas e má vontade política, fatores que influenciaram a formação de um perfil próprio, impulsionados por associações, grupos de caráter sócio-político ou cultural.
A nossa pretensão é mostrar durante o desfile que a favela e seus moradores são o resultado de todas essas influências e que formaram uma sociedade vencedora. Mas, sobretudo, apresentar como essas influências foram absorvidas pela  arte e cultura.
Vamos mostrar alguns exemplos de projetos, que buscam a inclusão social por meio da prática esportiva, da cultura, da literatura, da dança, da música, do teatro e de tantas outras manifestações artísticas e culturais.
A nossa proposta é mostrar uma nova favela. A favela que dita moda, que tem estilo próprio, que pensa politicamente, faz arte, se impõe e exige respeito. A favela sob uma ótica positiva e orgulhosa de suas raízes. É a Refavela!
Desenvolvimento
Antes, vamos entender como começou o processo de favelização no Brasil. Pois, falar da favela é falar da nossa história, da história do Brasil de 1900 pra cá, época do surgimento das favelas, principalmente nos grandes centros urbanos. Falar em favela é falar da luta dos negros que, após a abolição, não tiveram as mesmas chances no trabalho, na educação, na política e lutaram pela cidadania e oportunidades.
Falar em favela é falar em êxodo rural, da industrialização e da construção civil. Foi na cidade de São Paulo, que com o processo da industrialização e urbanização por volta da metade do século passado, que começaram a surgir as favelas. Esse processo está diretamente relacionado a migração do campo para a cidade  e a implantação das principais indústrias. Boa parte dos trabalhadores são filhos de migrantes de diversas partes do País principalmente do Norte e Nordeste que vieram para São Paulo em busca de novas oportunidades. Percebe-se a dualidade entre o progresso e a pobreza.
Neste período, a favela é entendida como assentamento precário, composto por famílias de baixa renda, marcado pela ocupação ilegal do solo, pelo adensamento e intensidade na ocupação do solo, pela carência de infraestrutura, pela dificuldade no acesso aos serviços e equipamentos sociais ofertados pela cidade e
pela insalubridade da moradia, dadas suas dimensões e desconforto ambiental.
Por outro lado, percebe-se a grande mistura de raças, culturas, etnias e costumes. Dinamismo, organização interna e esforços dessas comunidades resultam em novas oportunidades e realização de seus sonhos.
É a favela que não se deve envergonhar-se de fazer parte dela, onde a luta cotidiana por moradia digna, saneamento, escola de qualidade, cultura abrangente, trabalho e paz, tornaram-se lemas.
Bezerra da Silva cantou “a favela, nunca foi reduto de marginal. A favela, nunca foi reduto de marginal. Ela só tem gente humilde. Marginalizada e essa verdade não sai no jornal. A favela é um problema social”.

Por outro lado, a composição de Gilberto Gil, diz que “Refavela revela aquela que desce o morro, revela a escola de samba paradoxal”.
Buscamos a construção do espaço de outrora valorizando suas pessoas, fortalecendo suas produções culturais, sociais, ambientais e educacionais aonde espaços vem sendo transformados e todo mundo percebe real integração e inclusão social. Isso é Refavela!
Refavela é direito a moradia e saneamento básico.
Refavela é melhoria das condições de moradia, por meio do programa federal que atua nas comunidades.
Refavela é ter oportunidade e acesso à saúde e educação de qualidade.
Refavela é oportunidade digna no mercado de trabalho.
Refavela é conquista de cidadania e respeito aos direitos e deveres políticos.
Refavela é justiça social.
Refavela é mobilização de seus integrantes, por meio de projetos sociais, culturais e esportivos, como a Cufa – Central Única das Favelas e a Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
Refavela é produção de novos meios de cultura que se expressam através da musica clássica, dança, poesia, hip hop, funk, rap, artesanato e teatro experimental. É arte em ebulição.
Refavela é inclusão digital.
Refavela é segurança, paz e tranqüilidade em todas as comunidades.
Refavela hoje é parte integrante da fotografia de um Brasil que cresce na luta da dignidade para os menos favorecidos.      
Daí vem a certeza “que a vida deveria ser bem melhor e será”... Isso é dignidade cidadania e bem estar social, como dizia o nosso saudoso Gonzaguinha.
Isso é o que queremos. E já estamos conquistando.
É a favela sob um novo ponto de vista. Isso é Refavela!
Refavela é o sonho que vira realidade. Isso é Prova de Fogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário