quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

GRESE IMPÉRIO DA TIJUCA (RIO DE JANEIRO/RJ)

Império da Tijuca: escola aposta no lúdico e no imaginário

Foto: DivulgaçãoEm se tratando de outros mundos imaginários e utópicos, a Império da Tijuca efetua a tarefa com êxito. Seu principal trunfo é o próprio carnavalesco, Severo Luzardo, que acaba de ganhar prêmios como melhor figurino de TV na novela "Cordel Encantado", e o 39th International Emmy Awards com a novela "laços de Sangue", coproduzida pela TV Globo e a emissora portuguesa SIC. Severo é o desbravador de mundos reais e irreais. Em conversa com a imprensa, contou um pouco de sua viagem a fim de levar a escola ao grupo de elite.
Como a escola irá abordar o tema "Utopias - Viagem aos confins da imaginação", Severo contou que através do hábito da leitura, conseguiu chegar à sinopse do enredo.
"Sou apaixonado pela literatura de García Marquez, Érico Veríssimo. Li e todo mundo leu algum livro de Manuel Bandeira nos tempos de escola. Com eles, fiz um trabalho de garimpo. Achei 500 mundos, que transformei em 50, porque tẽm aqueles que não davam fantasia, ou que não era muito bonito, não eram alegres. Eu pus mundo alegres, lúdicos", contou.
A maneira para encantar os foliões da Sapucaí e aos telespectadores que estiverem assistindo em casa a embarcar nesta viagem, sem amarras, é a estética.
"Tem um carro, o segundo, que se chama o 'Castelo dos Doces'. Qualquer criança que assistir e vê-lo sentirá vontade de comer um doce. Nele, há esculturas grandes de cupcake, confeito, waffer", contou.
Como atua em trabalhos paralelos no dia a dia, o carnavalesco conta que realiza muitas viagens a trabalho. E, que, através delas, retira alguma referência para ser utilizado no Carnaval.
"Em uma viagem que fiz ao México e depois a Colômbia, fotografei, retirei coisas que pus este ano no carro do 'Eldorado'. Neste carro, pus muito ouro, muita riqueza, fazendo referẽncia àquele reino antigo. Para mim, estas viagens são muito boas. Fiz muitas ao longo da vida e sempre que viajo, eu viajo com olhar de Carnaval. Na última que fiz agora à República Dominicana, fiquei louco com aqueles artesãos. Lá no fundo, são pontos que te dão a verdade e referência para aquele tema", contou.
Planejamento é a forma que Severo encontrou para administrar este e outros mundos. O carnavalesco trabalha com materiais muito simples e reciclados.
"Eu estudo muito a cartela de cores. Com elas, você pode despertar sentimentos negativos ou positivos. A cor é o elemento a favor no desfile. No final do meu desfile, quero qque as pessoas saiam com a sensação de riqueza e luxo e de satisfação, graças às cores estrategicamente articuladas", revelou.
A própria Impeŕio da Tijuca também é fonte de inspiração para a viagem a utopia e ao mundo imaginário do carnavalesco. A partir de um projeto social existente na comunidade da escola, foi criado uma orquestra de flautas para as crianças.
"A orquestra de flautas foi bem bacana, pois colocamos crianças que nunca tiveram contato com instrumentos na orquestra. Foi um sonho realizado. Logo, coloquei no quarto carro chamado de 'Eufonia'. A eufonia é um mundo de instrumentos musicais que no meu carnaval terá como base o Morro da Formiga", afirmou.
Como já foi noticiado na imprensa, o abre-alas é uma alegoria que requer cuidados e que foi feita por muitas mãos: alunos das faculdades do Rio dos cursos de moda, arte e carnaval, construíram ao longo do ano 6 mil formas. Estas formas farão parte do mundo paradisíaco criado por Thomas Morr.
"O abre-alas é uma grande obra de arte. Tive ideia dele quando fui numa galeria de arte em Londres. Ele é muito sensível, delicado, lúdico. Será o último a ser montado porque não quero que as formas se quebrem", disse.
Aliás, o cuidado com o Carnaval é fundamental. Severo apenas almeja um barracão melhor para a construção das fantasias e alegorias.
"A gente enfrenta muita dificuldade. Nosso barracão fica na Avenida Brasil e é uma poluição danada. No final do dia, se não cobrir os carros com plástico, fica uma grossa camada de poeira horrível", lamentou.
Apesar disso, a escola já tem 80% de seu Carnaval pronto. Faltam apenas 3 alas para serem finalizadas. As fantasias da bateria já estão prontas desde julho. O principal fator disso é a irmandade que existe entre ele e o presidente, Antônio Marcos Teles.
"Minha relação com o presidente é ótima. Ele é sempre muito grato. Vivemos a batalha juntos todos os dias. Não existe cobrança, existe apoio", contou.
Sobre o samba que a escola leva à Sapucaí, o carnavalesco disse que antes da disputa começar, pediu muito aos compositores para o samba ser para cima.
"A Tijuca vai desfilar no horário nobre, quinta escola a pisar na Sapucaí. As pessoas já vão estar acesas, para cima, alegres. Temos que entrar lá bombando. Precisa de um samba que dê possibilidade para o componente brincar. Depois que ouvi o samba escolhido, imaginei logo a escola fazendo a curvinha da concentração para entrar na Avenida e vi que funcionou (risos)", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário