terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DE GUAÍBA/RS

Tradição é impedida de desfilar neste ano

A decisão da Associação das Entidades Carnavalescas de Guaíba foi divulgada em nota oficial no dia 23 de fevereiro. O motivo foi devido ao não cumprimento de prazos e às pendências financeiras.

Escola de Samba Tradição foi vice-campeã em 2011
Essa semana, os dirigentes da Escola de Samba Tradição foram informados de que estão impossibilitados de disputar o desfile deste ano, devido ao não cumprimento de prazos e às pendências financeiras. Entrei em contato com o vice-presidente Jeferson Motta, que reconheceu algumas falhas de sua Escola e garantiu que a agremiação virá ainda mais forte em 2013, seguindo com o mesmo enredo deste ano, conforme apresentado pela Gazeta na semana passada.
A saída da Tradição provocou grande repercussão no meio carnavalesco. Com isso, ouvi os envolvidos para apurar os principais acontecimentos.
A Associação das Entidades Carnavalescas de Guaíba (Aecgua) enviou nota oficial à Imprensa informando o ocorrido, a qual publico na íntegra.
Nota Oficial da Aecgua
A Associação das Entidades Carnavalescas de Guaíba (Aecgua) vem por meio desta nota esclarecer os fatos referentes à participação das escolas de samba no Carnaval de Rua de Guaíba 2012. Em razão do não cumprimento do Regulamento do Carnaval, Artigo VI, inciso II, por parte da Escola de Samba Tradição, a mesma está IMPOSSIBILITADA de participar do desfile de 2012. As escolas Império Serrano, Academia de Samba Cohab Santa Rita e Estado Maior da Colina estão aptas e participarão do desfile deste ano. Sem mais.
Guaíba, 23 de fevereiro de 2012.
Vilson Jerônimo P. da Rosa – Presidente da Aecgua
As Versões
Conversei com o representante da Escola Tradição, da Setudec e Aecgua, e algumas informações acabaram não se confirmando. É perceptível o descontamento por parte da Tradição, alegando tratamento diferenciado. Setudec e Acegua afirmam que todas as escolas são tratadas da mesma forma e apenas foi cumprido o regulamento – que tinha sido atualizado no início deste ano.
Tradição
O vice-presidente da Tradição, Jeferson Motta, relatou que na noite de quarta-feira, 22, a agremiação foi informada de que não poderia participar pois não havia quitado dívidas de desfiles anteriores. “Entendemos que não havia tempo hábil de acertar. Vamos pagar as dívidas e voltaremos mais fortes em 2013. Não adianta achar culpados agora”, salientou.
De acordo com Motta, a Tradição poderia regularizar uma situação pendente, ainda de 2010, até o dia 12 de fevereiro deste ano, assim como as outras escolas que possuíam pendências. “Neste prazo, somente uma Escola cumpriu à risca. As outras pagaram depois, mas só a Tradição foi avisada que não poderia competir”, argumentou. O vice-presidente destacou, ainda, que a Aecgua não teria pago o prêmio relativo ao vice-campeonato do ano passado, além de deixar transparecer descontentamento por ser a única Escola sem representatividade na entidade.
Aecgua
Conversei com o Presidente Jerônimo, da Aecgua, e o diretor de Carnaval, Tiaraju da Silva, que ressaltaram a importância de cumprir o regulamento. “Conforme divulgamos em nota oficial, apenas foi cumprido o que está no regulamento e assinado por todos os presidentes”, afirmou o Presidente. Em relação aos prazos para as regularizações, Jerônimo disse desconhecer a informação, afirmando que somente a Tradição não cumpriu o prazo. Sobre o prêmio a vice-campeã do ano passado, ressaltou que o dinheiro está em caixa. “Estamos com o montante em caixa, mas só podemos repassar depois de regularizadas todas as pendências”, observou. Sobre a questão da representatividade dentro da Aecgua, os dirigentes ressaltaram que tinha um integrante do Conselho Fiscal que era da Tradição, mas, por motivos particulares, acabou mudando de Escola.
Setudec
A secretária da Setudec, Cláudia Mara, ressaltou que, devido ao não cumprimento dos prazos, a Tradição ficou sem regularizar suas pendências, inviabilizando a participação no desfile. “Para participar em 2013, terão de devolver os R$ 7,6 mil da segunda parcela do desfile do ano passado”, salientou. De acordo com Cláudia Mara, a expectativa é de que o pagamento seja feito e a entidade volte a disputar o Carnaval em 2013.
Fábio Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário