sexta-feira, 27 de abril de 2012

CARNAVAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

http://ritmocarioca.blogspot.com.br/

Tudo pronto no Cepop para os desfiles do Campos Folia 2012

Está tudo pronto para o desfile das escolas de samba e blocos, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), a partir desta sexta-feira (27) até domingo (29). Os últimos detalhes foram acertados nesta quinta-feira (26), com a visita do presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), Jorge Luiz dos Santos, que irá ao Programa nesta sexta-feira, e do presidente da comissão julgadora dos desfiles, Maurício de Assis, ao Cepop. A empresa responsável pelas comissões é a MBA Produções e Eventos, responsável pelo carnaval de Brasília em sete anos consecutivos.

Os 20 membros da comissão julgadora e sete da comissão executiva já estão preparados para avaliar as escolas que entrarão na avenida em três pontos diferentes, além da concentração e dispersão das escolas. Na primeira e na terceira plataforma serão sete membros da comissão julgadora, e na segunda plataforma, seis membros. A comissão executiva se posicionará na concentração e na dispersão do desfile, onde avaliarão o cumprimento do regulamento do carnaval e os membros que desfilarão nas escolas e nos blocos.

As comissões se posicionarão em três pontos da pista para avaliar o ritmo das escolas e blocos que passarão pela Passarela do Samba Rubens Pereira. Os blocos terão no mínimo, 30 minutos e no máximo, 50 minutos para completar o trajeto do desfile. Já as escolas de samba terão de 40 a 60 minutos para apresentar seu trabalho aos presentes no local.

Serão Julgados 10 quesitos: mestre-sala e porta bandeira, alegoria, adereços, comissão de frente, samba enredo, evolução, harmonia, bateria, fantasia e conjunto.

Segundo o Presidente da Fundação Zumbi, na entrada, e no fechamento dos desfiles, haverá um componente da escola a desfilar e um membro da comissão executiva, para acionar o cronômetro para o início do desfile e desligá-lo ao fim. Ao todo, serão três cronômetros ao longo da avenida.

- Está tudo em ordem para receber as escolas. A comissão executiva está aqui para fazer cumprir o regulamento assinado pelos carnavalescos. Na comissão executiva, estão presentes, profissionais que já têm vivência no carnaval, como historiador, músico, escultor, mestre-sala e porta- bandeira, estilista, figurinista, entre outros – ressalta Jorge Luiz.
-----------------------------

Também iremos receber a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, que já destacou que a verba foi toda liberada após prestação de contas do Campos Folia. “Todas as agremiações prestaramconta do Campos Folia, do ano passado. A Prefeita Rosinha Garotinho construiu o Centro de Eventos Populares para valorizar o carnaval da cidade, além das demais manifestações culturais”, completa.

Receberam as subvenções as escolas de samba Madureira do Turf, Cidade Luz, Onça do Samba, Mocidade Louca, Boi Sapatão, Ururau da Lapa, Alvi Anil, Império da Baixada, Amigos da Farra, União da Esperança, Ás de Ouro, no valor de R$ 80mil, por parte da municipalidade. Os blocos Juventude da Baleeira, Castelo do Parque Aurora, Psicodélicos, Chuva de Ouro, União Feliz, Caprichosos de Guarus e Unidos do Capão – Bruc, também, já receberam a verba de R$ 60 mil. A verba foi repassada em cota única, desde o início de Abril.

Centenário - O Carnaval de Campos tem 178 anos de história, sendo um dos mais antigos do país. Este ano, o Campos Folia homenageia o centenário da Sociedade Carnavalesca Clube Tenentes de Plutão. A avenida, com quase 300 metros de extensão, vai homenagear o compositor Rubens Pereira, uma das figuras mais tradicionais do Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Esperança.

Fonte : Site Ururau da Lapa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário