quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GRES ASFALTÃO (PORTO VELHO/RO)

http://ritmocarioca.blogspot.com.br/

Escola de Samba Asfaltão homenageará autores do projeto “SÓ BAMBAS”

Rondônia - A família Asfaltão, prestará justa homenagem ao Grupo Só Bambas, autores e protagonistas junto com a Escola do Tigre do Projeto “Só Bambas”, que tem como objetivo o resgate e a valorização do verdadeiro samba de raiz. Este projeto vem sendo realizado pela escola de samba campeã do carnaval, desde maio de 2012 e a versão deste ano está chegando ao seu final. Então para abrilhantar ainda mais as noites de sexta-feira, neste dia 30/11, os meninos Marcus da Cuíca, Danilo, Fábio, Mão, Junior, Walber do Cavaco, Jair e Dinho, estão trabalhando um repertório pra lá de especial.

“O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem AFRICANA e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, timbau) e acompanhado por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente. As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão de obra escrava em nosso país”. Segundo Marcus da cuíca, líder do grupo, foi a partir da concepção da história deste ritmo que enfrentou e ainda enfrenta alguns preconceitos, que como forma de resistência e acima de tudo, na busca constante pela valorização, um Grupo de Amigos amantes do verdadeiro samba, ritmo de cadência tipicamente brasileira, criaram o Grupo Só Bambas.

O Só Bambas foi Fundado em 01 de Maio de 2012. Seu objetivo principal é promover permanentemente o verdadeiro samba brasileiro, criando oportunidades para os compositores de nossa cidade e também estimulando o surgimento de novos compositores, sobretudo entre os mais jovens.

Este Grupo idealizou o Projeto “Só Bambas”, realizado na Tenda do Tigre pela Escola de Samba Asfaltão. O projeto, busca manter vivo em Porto Velho a essência do samba de raiz.

Durante a realização do referido projeto, busca-se, além de reconhecer compositores de nossa cidade, destacar também a importância da valorização da história de pessoas que contribuíram e contribuem, para a manutenção e valorização do samba como resistência e o legado de uma história que deve estar sempre viva em Porto Velho.

O Grupo está elaborando um Projeto que visa fazer o devido registro em um DVD das composições de grandes bambas da cidade de Porto Velho. Por isso, buscam firmar parceria para que este acervo de composições tenha além do registro, o respeito e o reconhecimento merecido. Assim pensa o grupo Só Bambas.

Por terem este princípio, a Escola de Samba Asfaltão, prestará a eles esta justa homenagem, que será regada é claro, pelo melhor samba de raiz, que eles além gostarem, fazem com maestria.

Visite a tenda do Tigre nesta sexta(30/11) e compartilhe deste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário