Uma das escolas mais tradicionais e a mais antiga do carnaval de Porto Alegre precisou correr contra o tempo em 2013. Por problemas políticos, as eleições para a nova diretoria foram realizadas somente no final de julho, com a posse do novo presidente da escola em agosto. Nesta data, a maioria das escolas já tinha, no mínimo, o samba-enredo já definido. O mesmo não aconteceu com a Bambas.
Tudo precisou ser decidido após essa data, o que inviabilizou a busca por um patrocinador ou apoiador financeiro. Com isso, a ideia surgida entre os membros da escola foi falar sobre a própria história. A águia, símbolo do Bambas da Orgia, ocupará não somente o carro abre-alas, como enfeitará todo o desfile. É o tema do samba-enredo de 2013.
"Queremos resgatar a paixão dos bambistas. Muita gente saiu nos últimos anos, mas gostaria de voltar. Esse tema é bem apelativo, sabemos. Queremos que ele toque no fundo do coração dos bambistas, para que eles voltem a desfilar e se envolver com a escola", conta o presidente Cleomar Rosa.
Até o momento, parece que a decisão está dando certo. Segundo Cleomar, os ensaios na quadra da escola estão sempre lotados, fato que não aconteceu no ano passado, quando o número de participantes foi bem menor. Mesmo com esse crescimento no envolvimento da comunidade, a escola mantém os "pés do chão" ao falar sobre as chances de vencer o carnaval deste ano.
Cleomar Rosa, presidente da Bambas da Orgia
"Nosso intuito é retornar ao desfile das campeãs. Seria muito otimismo dizer que vamos ser campeões. Há outras escolas muito mais preparadas que nós no momento", afirma Cleomar, que divide seu tempo de envolvimento com a escola do coração com o trabalho em turno integral no setor financeiro do Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre.
Grande parte da produção das fantasias que darão cor e brilho a 18 alas é produzida fora do barracão da Bambas. Apenas três são feitas junto aos carros alegóricos. As demais são costuradas em ateliês fora do Complexo Cultural do Porto Seco. E, diferentemente da maioria das escolas que fazem parte do Grupo Especial, não conta com mão de obra de trabalhadores de fora do Rio Grande do Sul. Mesmo sendo um "sonho" poder contar com profissionais de fora, também é importante valorizar o talento daqui.
"Todos são daqui. É importante também, pois durante cerca de três meses esse é o emprego e o sustento dessa gente", diz o presidente.
Um elefante gigante é um dos adereços de carro alegórico
Com representações da águia em diversos universos, das moedas norte-americanas aos campos de futebol europeus, o Bambas da Orgia espera superar todos os obstáculos e atingir o seu objetivo maior: recuperar a paixão da comunidade pela escola mais vencedora do carnaval de Porto Alegre.
Confira o samba-enredo "Majestosa, altaneira, minha Águia, minha paixão", composto por Marcelo Demétrio e Samir Trindade:
O minuano divinal a me levar
É o vôo da águia que vai encantar
Bordando a imensidão do meu azul
Revela sua trajetória
Real e soberana pra pousar no sul
Ser que nos conduz, espirito de luz
O pai do xamã, guardiã da nobreza
Amuleto dos deuses, olhar da pureza
Renascerá a altaneira renascerá
O talismã de um sambista, razão do meu cantar
Com todo respeito é minha paixão
Orgulho estampado no meu pavilhão
Fiel, majestosa, valente, guerreira
É ouro é prata brasão em madeira
Vai cruzar o mar em caravelas lusitanas singrar
Vai cruzar o céu na poesia o infinito alcançar
Caminho das artes brilhando afora
Escudo no peito nos campos da bola
Rainha agiganta tantos carnavais
É imortal em notas musicais
Inspiração na fantasia
Traz a alegria para os filhos teus
Guia tua gente para o apogeu
Teu ninho fazendo história em canção
Sonhando chegar a vitória neste chão
Vou chorar ao ver desfilar
Meu amor maior
Sou bambas da orgia e levo a emoção
Da águia no meu coração