segunda-feira, 27 de junho de 2011

TEMA ENREDO 2012 SCB OS FILHOS DA CANDINHA (PORTO ALEGRE/RS)

“NESTA NOITE ENGALANADA,
A CANDINHA REVERENCIA SUA RAINHA,
A DEUSA ENCANTADA, LAROIE MULHER,
UM PEDACINHO DE MOLAMBO PARA QUEM TEM FÉ”
Autor: Julya Marina O. Santos 
Meu falcão é só felicidade, meu orgulho maior, é minha paixão.
Num ritual de fé com a força de Molambo, cheia de magias, encantos e lendas, vem a Candinha com seu pavilhão, reverenciar sua rainha. A Deusa encantada, Laroiê mulher.
Conta à lenda que Maria nasceu em berço de ouro, cercada de luxo. Seus pais não eram reis, mas faziam parte da corte no pequeno reinado, não muito distante daqui Maria cresceu sempre bonita e delicada. Com seus trejeitos, sempre foi chamada de princesinha, mas não era. Aos 15 (quinze) anos, foi pedida em casamento pelo rei, para casar-se com seu filho de 40 (quarenta) anos.
Foi um casamento sem amor, apenas para que as famílias se unissem e a fortuna 
aumentasse. Com tudo isso, os anos se passavam e Maria era castigada pelo seu marido, por causa dos ciúmes e inveja da corte. Paralelamente a isso tudo nossa Maria era uma mulher que praticava a caridade indo ela mesma aos povoados pobres do reino, Ajudar aos necessitados.
Era uma dessas idas aos locais onde ela praticava a caridade, ela conheceu um jovem e os dois se apaixonaram. Foi amor a primeira vista. Nesse meio tempo o marido de Maria foi coroado rei, em face de ter ocorrido à morte de seu pai e Maria declarada Rainha daquele pequeno reinado. No dia da coroação Maria foi agraciada com um tapete de flores, pelos pobres súditos, aos quais ela prestava caridade. O rei com inveja, e ao chegar ao castelo, castigou Maria com varias chicotadas, e proibiu Maria de visitar os pobres e praticar a caridade. Em uma dessas idas, Maria conseguiu fugir com seu apaixonado, abrindo mão de mordomias, jóias, roupas de luxo e riquezas.  Maria apenas vestia roupas humildes, que de tão surradas, pareciam molambos, só que agora ela era feliz, e até engravidou. A noticia da gravidez de Maria chegou  aos ouvidos do rei, que 
por sua vez tratou de limpar seu nome e honra, e mandou seus guardas localizar e prender Maria, que de rainha passou a ser chamada de Maria Molambo, não como deboche, mas sim pelo fato de ela agora pertencer ao povão.
O rei mandou ordenar os seus guardas que prendessem Maria e amarrassem duas pedrasaos pés de Maria e que a jogassem na parte mais funda do rio. Maria foi encontrada com seu corpo intacto, parecia que tava viva, os molambos com que Maria foi jogada no rio, se transformou em roupas dignas de uma rainha e um número incalculável de jóias cobria o seu corpo. Portanto, os seus súditos num ritual de fé abrem-se as portas da universalidade, refletindo a luz, e a Rainha da Zona Leste, seu carnaval reverenciando sua rainha, a Deusa Encantada, ou seja, Maria Molambo, Rainha Divina, Deusa 
Encantada, que vem nesta estrada de prata, LAROIÊ MULHER, um pedacinho de 
Molambo para quem tem fé.    
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário