segunda-feira, 7 de maio de 2012

GRES UNIDOS DO VIRADOURO (NITERÓI/RJ)


http://www.gresuviradouro.com.br/

Carnavalesco Max Lopes de volta à Viradouro

Por Elloo Comunicação & Produção Artística
O carnavalesco Max Lopes com o presidente Gusttavo Clarão
Foto: Dep. Cultural da Viradouro
"Vou fazer uma operação resgate". Assim Max Lopes, novo carnavalesco da Unidos da Viradouro, ontem apresentado durante a feijoada da escola, se referiu a seu retorno à Vermelho e Branca de Niterói. Em 1990, com o enredo 'Só vale o escrito', ajudou a agremiação a alcançar o Grupo Especial, permitindo-a então estrear na elite da folia carioca no ano seguinte. Mas foi em 92, com 'E a magia da sorte chegou' - "considerado o mais bonito da Era Sambódromo pela Liesa", salientou ele -, contando a história dos ciganos, que realizou um desfile inesquecível.
Muito feliz com a recepção da comunidade - "foi uma verdadeira ovação", comentou emocionado -, que não poupou gritos e aplausos, o artista, também conhecido como O Mago das Cores, antes mesmo do convite, já vinha se preparando para o Carnaval 2013: "Tenho um tema lindo, muito bom, prontinho, mas o presidente (Gusttavo Clarão) pediu para não anunciá-lo antes de acertamos uns detalhes de patrocínio. Trataremos de um assunto que está em evidência no momento, bastante original, o que, aliás, acredito ser um diferencial no Grupo de Acesso".
Sambista de raiz, como faz questão de ressaltar, Max Lopes, que já foi inclusive passista, tem um estilo muito característico: "Primeiro, costumo fazer uma divisão cromática, antes mesmo de pensar nos figurinos. Em cada setor, desta forma, prevalece uma tonalidade. Sou clássico, voltado para o Barroco e contra o excesso de coreografia, pois acredito que descaracteriza o samba, vira teatro. Isto, no entanto, não me impede de ser audacioso e de inovar, conforme pede o tema escolhido".
Tamanha identificação com o samba faz do carnavalesco um artista especial ainda no que tange ao relacionamento com a comunidade e com os segmentos da escola: "Na semana que vem terei reunião com a bateria e depois, com as baianas. Em seguida, me encontrarei com os demais. Penso ser importante estar envolvido com os componentes, conhecer aqueles com os quais trabalharei e gosto disso. Na minha opinião, esta é ainda uma forma de incentivar as pessoas e de fazer diferente", declara Max, contando que, aliás, hoje curtirá a Roda de Samba do Presidente, na quadra, a partir das 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário