sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CARNAVAL CARIOCA

http://carnavaldorio.ning.com/

ELI PENTEADO COMENTA OS ÚLTIMOS ENSAIOS TÉCNICOS NO SAMBÓDROMO

Conforme mencionei anteriormente a medida em que as agremiações vão se apresentando os desempenhos melhoram. No dia 15 de dezembro, a Caprichosos de Pilares e Acadêmicos de Santa Cruz fizeram um ensaio com muita desenvoltura; pois o número de componentes foi bastante representativo. No domingo, 16 de dezembro, foi a vez de Paraíso do Tuiuti, Acadêmicos do Cubango e Império da Tijuca cruzarem a passarela do samba.
CAPRICHOSOS DE PILARES - Iniciou seu ensaio com uma comissão de frente preocupada em passar a leitura certa do enredo e conseguiu, haja vista que seus integrantes repetiam algumas coreografias que lhes eram transmitidas. Seu diretor de carnaval Junior Scafura coordenou seus presidentes de alas juntamente com a harmonia motivando a todo instante seus componentes para que estes mantivessem o canto da escola em verdadeira sintonia com a bateria e carro de som. A alegria foi contagiante.
Entretanto, observamos que em algumas convenções da bateria havia uma certa indecisão na volta do samba. Este por sinal de boa qualidade.
É uma pena que cada escola só poderá fazer apenas uma apresentação em ensaio técnico, de qualquer forma ficamos na expectativa de grande desfile da azul e branca de Pilares. Pois traz consigo a responsabilidade de ter sido a campeã do extinto grupo B, e como nos disse seu diretor de carnaval Junior Scafura, faremos um desfile “especial”.
ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ - A verde e branco fez um ensaio apenas razoável, pois faltou entusiasmo a seus componentes. Atribuo talvez ao fato de que ainda não estejam dominando o samba de enredo. O destaque ficou por conta do desempenho de Paulinho Mocidade a frente do carro de som após uma longa ausência na Marques de Sapucaí.
Sua comissão de frente em alguns momentos foi bem atuante, porém seus movimentos coreografados ainda estão longe do que podemos chamar de perfeitos, já a bateria fez algumas bossas importantes e que ao longo dos ensaios na comunidade estará no ponto ideal para o desfile. Hoje podemos dizer que a Santa Cruz esta num processo evolutivo e só dependera de si própria para retornar a elite do carnaval em 2014.
PARAÍSO DO TUIUTI - Fiquei surpreso com o número reduzido de componentes do Paraíso do Tuiuti, pois por se tratar de uma agremiação bem próxima ao local do ensaio. Porém os que se apresentaram deram mais de si. Os destaques ficaram por conta de Hugo César e Amanda Poblete, primeiro casal de mestre sala e porta bandeira, do seu intérprete oficial Daniel Silva e o swing gostoso da bateria.
O samba não conseguiu empolgar; logo, acredito que a escola possa tomar como base este ensaio para corrigir seus erros e fazer um grande desfile.
ACADÊMICOS DO CUBANGO - Apresentou-se de forma bem positiva, seus componentes cantavam , vibravam e se doavam de corpo e alma ao ensaio que mais parecia um desfile.
As bossas efetuadas pelo mestre Jonas levaram o público ao delírio arrancando aplausos, com isso seus segmentos fluíam com leveza e naturalidade. Foi bastante gratificante para todos nós que estávamos lá, pois começamos a imaginar o que esta escola nos reserva para seu desfile.
O samba-enredo "Teimosias da Imaginação" foi muito bem cantado por seus componentes. Parabéns!! O ensaio técnico foi bastante produtivo.
IMPÉRIO DA TIJUCA - Seu ensaio conseguiu com maestria superar todas as coirmãs que se apresentaram nestas etapas inicias dos ensaios técnicos.
A comissão de frente sob o comando de Junior Scapin é de alto nível. Realizou movimentos de fácil leitura do enredo. Peixinho e Jaçanã, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira flutuaram na passarela, a bateria "Sinfonia Imperial" de Mestre Capoeira, firme e com muitas convenções e outro ponto fortíssimo é o seu carro de som. Pixulé brincou de cantar e em mais um ano esta sendo agraciado com um samba-enredo que a meu ver será o destaque do carnaval 2013.
Com todos esses ingredientes fico a vontade em afirmar que a Império da Tijuca será uma séria candidata na luta por esta vaga tão cobiçada na elite do carnaval.
Eli Penteado
Comentarista de carnaval e compositor
CARNAVAL CARIOCA - O melhor carnaval do mundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário