sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VARAL DO SAMBA (PORTO ALEGRE/RS)

A folia no mundo através de camisetas

Varal do Samba reúne, no Mercado Público, mais de quatrocentas peças, de escolas de samba espalhadas pelo Brasil e pelo mundo

Crédito das fotos: Divulgação

Uma exposição vai mostrar que no Brasil inteiro e no mundo todo tem carnaval e este carnaval do Brasil e do mundo está representado através de camisetas. Este é o objetivo do Varal do Samba, promovido pelo temista e carnavalesco porto-alegrense Sérgio Peixoto, que pode ser visitada pelo público de 28 de novembro a 3 de dezembro, no segundo piso do Mercado Público, no Centro de Porto Alegre.

Segundo Peixoto, a intenção da mostra é resgatar a história do carnaval através das camisetas confeccionadas por escolas de samba e entidades carnavalescas. “No Varal do Samba há verdadeiras relíquias, camisetas de até 30 anos atrás, de algumas escolas de samba que até já estão extintas”, explica o carnavalesco.

A exposição vai reunir mais de quatrocentas peças no segundo terraço do Mercado Público, e estarão penduradas por uma corda, como se fossem realmente um “varal”. No espaço, o público poderá conferir camisetas de agremiações gaúchas, brasileiras, e de países onde também acontece o ziriguidum, como Argentina, México, Portugal, Uruguai e até Japão. O acervo de Sérgio Peixoto tem mais de setecentas camisetas, a grande maioria foi presenteada por amigos ou doada pelas próprias escolas. Esta será a segunda edição do varal no Mercado Público. Nenhuma das peças expostas estará à venda.

Peixoto atua nos carnavais desde 1971. Já foi dirigente de escola, diretor de carnaval e atualmente ministra cursos de temas enredo, sua especialidade. Ele é também comentarista nos desfiles de carnaval transmitidos pela Rádio Guaíba, participa da montagem de barracões pelo interior do Rio Grande do Sul, Sergio Peixoto, que desde 1972 participa do carnaval porto-alegrense, é autor de temas de enredo, atua também na construção dos carros temáticos do Desfile Farroupilha e preside o recém-formado Centro de Estudos e Pesquisas sobre Tema Enredo (Cete). 

Jornalista responsável:
Gerson Brisolara (Reg. prof.: 7966)
Telefone para contato:
(51) 8406-1267 (Sérgio Peixoto)
(51) 9122-3272 (Gerson Brisolara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário