terça-feira, 29 de novembro de 2011

VARAL DO SAMBA (PORTO ALEGRE/RS)

Carnaval RS: Carnaval exposto em camisetas na Capital

Uma exposição vai mostrar que no Brasil inteiro e no mundo todo tem Carnaval. É o Varal do Samba, promovido pelo temista e carnavalesco porto-alegrense Sérgio Peixoto, e que poderá ser visitado pelo público de 28 de novembro a 3 de dezembro, das 8h às 22h, no Mercado Público.
Segundo Peixoto, a intenção da mostra é resgatar a história do Carnaval através das camisetas confeccionadas por escolas de samba e entidades carnavalescas. 
—No Varal do Samba há verdadeiras relíquias, camisetas de até 30 anos atrás, de algumas escolas de samba que até já estão extintas — explica o carnavalesco.
A exposição vai reunir mais de 400 peças no segundo terraço do Mercado, e estarão penduradas por uma corda, como se fossem realmente um “varal”. No espaço, o público poderá conferir camisetas de agremiações gaúchas, brasileiras, e de países onde também acontece o ziriguidum, como Argentina, México, Portugal, Uruguai e até Japão. 
O acervo de Sérgio Peixoto tem mais de 700 camisetas, a grande maioria foi presenteada por amigos ou doada pelas próprias escolas. Esta será a segunda edição do varal no Mercado Público. Nenhuma das peças expostas estará à venda. 
Sérgio Peixoto atua nos carnavais desde 1971. Já foi dirigente de escola, diretor de carnaval e atualmente ministra cursos de tema-enredo, sua especialidade. Ele é também comentarista nos desfiles de Carnaval transmitidos pela rádio Guaíba, participa da montagem de barracões pelo interior do Rio Grande do Sul, é autor de temas de enredo, atua também na construção dos carros temáticos do Desfile Farroupilha e preside o recém-formado Centro de Estudos e Pesquisas sobre Tema Enredo (Cete). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário