terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CARNAVAL CARIOCA

Jornal Extra e Prefeitura do Rio comemoram os 80 anos de desfiles de carnaval

Em 7 de fevereiro de 1932, as escolas de samba do Rio desfilaram pela primeira vez. Oito décadas depois, com contribuição da arte de centenas de milhares de sambistas, o carnaval carioca é o maior espetáculo da Terra. 

Para festejar essa data, e lembrar o começo dessa incrível história, o EXTRA e a Prefeitura do Rio lançam o projeto "80 anos de desfile", que vai homenagear os grandes nomes do nosso samba e relembrar os momentos mais marcantes da festa, com a recriação do desfile de 1932 quando Mangueira, Portela, Unidos da Tijuca e Estácio (escolas que estavam presentes desde o primeiro ano de desfile) vão reviver esse momento, fazendo uma releitura do 1º desfile, preservando características importantes da época (fantasias, cadência do samba).
E o primeiro passo dessa comemoração já começou com a participação do leitor. É ele quem vai eleger pelo site do extra - extraonline.com.br - a maior personalidade dos 80 anos de desfiles. São dez indicados ao prêmio: Cartola, Delegado, Dodô da Portela, Dona Ivone Lara, Fernando Pamplona, Jamelão, Joãosinho Trinta, Mestre André, Neguinho da Beija-Flor e Paulo da Portela. 

Além disso, um júri com 20 especialistas vai escolher os melhores sambistas em nove categorias: mestre-sala, porta-bandeira, puxador, carnavalesco, passista, ritmista/mestre de bateria, musa, Velha Guarda e compositor. Os vencedores destas categorias e do prêmio de Personalidade serão homenageados em uma grande festa,no mesmo local e no mesmo dia em que tudo começou: no Terreirão do Samba (Pça Onze), no dia 7 de fevereiro.  O evento também faz parte das ações em comemoração à reinauguração do Terreirão. A festa terá várias atrações e a presença dos leitores do EXTRA, que concorrerão a milhares de ingressos. 

PORTAL DA PROPAGANDA
http://ritmocarioca.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário