terça-feira, 31 de janeiro de 2012

GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO (RIO DE JANEIRO/RJ)

Disputa de poder na família de bicheiro Maninho ameaça presidente do Salgueiro, Regina Celi

Denise Ribeiro
Uma disputa no seio da família do falecido bicheiro Waldemir Paes Garcia, o Maninho, está pondo em risco a vida da atual presidente do Salgueiro, Regina Celi Fernandes. Na última semana, uma ligação para o Disque-Denúncia (2253-1177) informava que um pistoleiro já havia sido contratado para matar a dirigente da agremiação, que foi campeã em 2009 sob o seu comando.
As filhas gêmeas de Maninho querem voltar ao controle da Vermelho e branco, que esteve sob a tutela da família Garcia desde a década de 80. O grande problema é que a irmãs Shanna e Tamara brigam em territórios opostos pelo comando da escola de samba.
As filhas de Maninho já disputam o controle do espólio deixado pelo pai, que ainda tem como herdeiros a viúva Sabrina Harrouche Garcia e o irmão Mirinho. Antes de ser assassinado em 2004, Maninho era dono de pontos de bicho e máquinas de caça-níqueis na Zona Sul, na Tijuca, no Estácio e em Jacarepaguá. Agora, para mostrar o poder sobre a comunidade salgueirense, da qual o pai e o avô foram presidentes, as irmãs — cada uma com seu preposto — querem voltar ao Salgueiro.
Shanna tem o apoio do namorado, Rafael Alves, que é patrono da Viradouro. Do outro lado, Tamara conta com a ajuda do marido Bernardo para voltar à escola. Apesar de o pai e o avô terem sido dirigentes do Salgueiro, desde 2008, a família Garcia está afastada da escola de samba.
Eleições de 2011
No ano passado, durante a eleição para escolher o novo presidente da Vermelho e branco, o candidato de Shanna Garcia perdeu para Regina Celi Fernandes, que teve uma vitória arrasadora.
Desde meados de 2008 quando foi eleita, Regina reorganizou a escola de samba, unindo a comunidade, e acabou trazendo mais um campeonato para o Salgueiro no carnaval de 2009, depois de 16 anos de jejum.
No ensaio técnico de domingo à noite, no Sambódromo, a presidente da Vermelho e branco apareceu cercada por seguranças.
Divisão de Homicídios deve investigar o caso
Após a ligação feita para o Disque-Denúncia (2253-1177), a Divisão de Homicídios (DH) deve investigar o caso. A presidente do Salgueiro não comenta o assunto, mas desde então passou a andar escoltada por seguranças. Na última semana, Regina Celi Fernandes postou uma mensagem num site de relacionamentos:
"Meus filhos, está chegando a hora do nosso 1 ensaio técnico na avenida. Estou muito ansiosa, será uma prévia do que faremos no desfile oficial. Infelizmente, no meio do caminho, surgem fatos e pessoas para desanimar. Acham que são donos de tudo, quando não são donos de nada. E o que me dá forças para lutar contra isso é saber que a Família Salgueirense merece todo o respeito".
Regina Celi ainda citou o apoio que tem recebido de outras escolas de samba:
"Além disso, a admiração e o carinho que recebo das co-irmãs me fazem prosseguir na certeza de que estou no caminho certo. Aprendi e procuro passar aos meus filhos, tantos os 4 biológicos quanto os 3.700 que Deus me deu, que é preciso seguir, não desistir de nada. Deus está acima de tudo, é Dele o controle. Estaremos juntos, sempre. Amo vocês!", completou a presidente da Vermelho e branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário