terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CARNAVAL CARIOCA

Carnaval do Rio terá transmissão 3D ao vivo e documentário em IMAX


 (Foto: Reprodução/G1)
Ampliando ainda mais a força do Carnaval carioca, a TV Globo transmitirá os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em 3D para todo o mundo. A tecnologia será utilizada para marcar os principais momentos que acontecerão na Marquês de Sapucaí.
Serão utilizados dois formatos diferentes para não cansar os espectadores e construir momentos únicos na transmissão. Para momentos como entrada de carros alegóricos, por exemplo, serão utilizadas câmeras full 3D para construir as imagens em paralaxe negativo, que consiste no efeito de fazer objetos saltarem na tela.
Já nos outros momentos, o efeito tridimensional será apenas para dar a sensação de profundidade mostrando todos os detalhes das escolas.
Essa iniciativa é uma ampliação do que já foi testado no Carnaval de 2011, onde o sinal foi enviado para os assinantes do pacote HD da Net de 20 cidades brasileiras e em 2010, quando foi limitado apenas para exibição nos camarotes e em hotéis.
Todo esse projeto foi sob responsabilidade do diretor de pesquisa e desenvolvimento da Gobo, José Dias, que inclusive já fez uma primeira visita aos barracões das escolas para observar de perto todos os detalhes dos carros alegóricos, para já ir pensando quais serão as melhores formas para utilizar os recursos permitidos pela tecnologia.
Com toda a produção que está sendo desenvolvida para a melhoria da transmissão do evento no mundo inteiro, acabou se abrindo um espaço para outro produto que também será produzido este ano. Um documentário em 3D será exibido nos cinemas IMAX para reunir imagens dos desfiles e mostrar os barracões da Cidade do samba nos preparativos para o Carnaval.
A importância de se ter um trabalho bem elaborado esse ano, é para que tenhamos uma análise sobre uma possível transmissão em 3D das Olimpíadas de 2016 também no Rio de Janeiro e da Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário