quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

GRES IMPÉRIO SERRANO (RIO DE JANEIRO/RJ)

Ex-miss, rainha do Império Serrano mostra adereços para compor um look neste Carnaval


  • Flavia Piana veste presilha de cabelo com penas amarelas e contas douradas (Preço: R$ 14,85) Flavia Piana veste presilha de cabelo com penas amarelas e contas douradas (Preço: R$ 14,85)
Detentora de uma beleza digna de musas como Luma de Oliveira e Luiza Brunet, a mais nova rainha de bateria da tradicional escola de samba Império Serrano, a paranaense Flávia Piana, de 21 anos, promete fazer jus ao cobiçado posto da agremiação no próximo Carnaval, quando a escola do Grupo de Acesso A irá homenagear em seu enredo Dona Ivone Lara. Com estilo clássico, a ex-Miss Mato Grosso vai ser rainha de primeira viagem em 2012. A jovem modelo e estudante de Direito fez uma visita à Saara, rua de comércio popular no Rio de Janeiro, à convite da imprensa, e vestiu máscaras, chapéus, tiaras, presilhas e outros adereços*, opções para uma fantasia simples e bonita, seja para pular a folia em clubes, bailes carnavalescos ou nos blocos de rua.
Foto 1 de 12 - Cabeça de penas com cores do Brasil e miçangas com muito brilho. Opção para curtir o carnaval em clubes e festas carnavalescas fechadas (Preço: R$ 650) Marcos Pinto/UOL
“O meu jeito é clássico”, define Flávia que já representou o Brasil três anos seguidos no maior baile de gala de carnaval do mundo em Toronto, no Canadá. Desde pequena, Flávia já acompanhava os desfiles de Carnaval pela televisão, mas disse nunca ter imaginado que teria a oportunidade de desfilar ainda mais como destaque à frente da bateria.
‘A pessoa tem que ter luz própria’
A jovem modelo e estudante universitária mora no Rio desde março de 2011 e foi a uma primeira feijoada na quadra de samba do Império Serrano, em Madureira, no subúrbio carioca. E foi lá que fizeram o convite para que fosse a rainha da escola. Isso foi em agosto, lembra Flavia. “Me apresentaram para o presidente da escola, Átila Gomes, os ritmistas e aí rolou a brincadeira ‘você tem cara de rainha, podia ser rainha da nossa escola’. Quando senti que poderia ser sério a brincadeira, ainda perguntei ‘vocês tem certeza que querem uma rainha com o meu perfil?’. Eu não mostro nada, não sou tão malhada, eu sou feminina. Faço mais o perfil estilo miss. Além disso, tenho personalidade forte, não aceito muito opinião de roupa”, contou a modelo.
Com 1,79m, 71 quilos e 67 cm de cinturinha, Flávia Piana tem o porte de uma rainha de bateria mais longilínea e não faz o estilo ‘marombado’. A nova rainha de bateria aposta no visual básico, mas disse que já está se acostumando a usar roupas com brilho. “Eu sambo na minha particularidade. Sou firme e disse que não ia me vestir como uma árvore de natal. A pessoa tem que ter luz própria, não adianta só colocar brilho de cima a baixo. Estou acostumada a ser julgada de biquíni sem enfeite nenhum. Ou você é bonita e tem boa desenvoltura ou não representa”, argumentou a modelo.
O mais difícil de se acostumar é o “exagero”, destaca. “É tudo muito brilho e muita pena. Estou me adaptando e aceitando a ideia. Salto grosso eu não dou conta, a minha briga está até que ponto a gente vai chegar num salto fino ideal. Eu aprendi a sambar com salto fino de 10 cm”, afirmou Flávia, que ainda não fez a prova de sua fantasia.

RAIO-X DE FLÁVIA PIANA

Idade: 21 anos
Peso: 71Kg
Altura: 1,79m
Busto: 92cm
Cintura: 67cm
Quadril: 101cm
Foi Miss Mato Grosso, em 2008
‘Só vou entender o que é o Carnaval depois de pisar na avenida’
Flávia conta que levou quatro meses para se adaptar à nova rotina de rainha de bateria e aos protocolos do mundo do samba. “Na realidade, só vou entender o que é o carnaval mesmo depois que pisar na Sapucaí. Espero uma coisa emocionante, mas não me pergunte exatamente o que é porque eu não sei”, disse. “Comecei bastante perdida”, admite Flavia que achava ser menos complexo, “hoje já me acostumei com o protocolo do samba”. O seu primeiro ensaio de rua com a comunidade foi a “prova de fogo”, lembra que sambou três horas debaixo de chuva.
Os ensaios são sempre aos domingos e são feitos na rua porque a quadra da escola em Madureira está sendo reformada. Apesar de estar acostumada a sambar com salto fino, não é fácil dançar horas seguidas. “Eu peno pra caramba. Sambar na rua cheia de desnível judia, e é muita gente, todos estão te vendo e avaliando”, disse. Agora em janeiro, começam os ensaios secretos com a bateria para montar a coreografia e momentos surpresa. E para aguentar as horas de ensaio, Flávia Piana intensificou o exercício aeróbico durante uma hora e meia por dia para dar condicionamento. “Malho para ficar bem e não para ficar marombada”.
Em busca da perfeição
A jovem modelo ainda faz aulas de samba para aprender os trejeitos e as apresentações de uma rainha de bateria. Flávia já sabe que, apesar de não haver um quesito para julgar rainha de bateria, ela pode fazer a escola perder ponto. “Rainha não dá ponto, mas tira. O mínimo é a perfeição, as pessoas prestam muita atenção à rainha de bateria”. Tudo ainda é muito novo para a rainha de primeira viagem, mas Flávia garante que desembarcou no Rio de Janeiro para ficar e não imagina mais sua vida sem o samba. “Não me vejo mais em outro lugar a não ser no Rio, sempre gostei de Carnaval. Já entrei de alma e vim para ficar. Vou fazer acontecer, é o meu trabalho que vai ser julgado. É meu momento, o que é meu ninguém tira. O meu espaço eu vou conquistar por mim mesma”, argumentou Flávia.
“Não sou mato grossense, mas construí uma história lá, por que não construir uma história no Império Serrano aqui no Rio? Sem preconceito, acho que vou formar a minha imagem segundo o que eu realmente sou. Não vou me comparar a ninguém, que as pessoas depois façam as comparações”, ressaltou.
O Império Serrano, que luta para subir ao Grupo Especial, será a oitava escola a desfilar no sábado, dia 18 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário