sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CARNAVAL DE MANAUS/AM

Escolas de samba oferecem mais de 600 oportunidades de ganho ‘extra’ em Manaus


Manaus - Dos mais de 3 mil empregos diretos gerados pelas escolas de samba no carnaval de Manaus, ainda é possível encontrar pelo menos 650 vagas em funções que podem garantir um “extra” no feriado. Entre as poucas oportunidades que ainda restam, estão as de 400 empurradores dos carros alegóricos, que no dia do desfile podem ganhar até R$ 100 pelo serviço.
Há também aproximadamente 250 vagas de ajudantes que atuarão nos serviços de acabamento das fantasias.
O presidente da Associação do Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (Ageesma), Elimar Cunha, informou que as escolas ainda estão contratando decoradores dos carros, pintores de alegorias, ajudantes para cuidar de adereços das fantasias, maquiadores, além de iluminadores.
Cunha afirmou que a remuneração varia por cada escola de samba, mas lembrou que as vagas são remanescentes, pois os trabalhos das agremiações iniciaram em novembro passado, com a elaboração dos primeiros desenhos e dos protótipos do que vai para o Sambódromo no dia 18 de fevereiro. 
Estima-se que cerca de 3 mil empregos diretos e mais 30 mil indiretos, como vendedores ambulantes, sejam gerados no carnaval. Os interessados nas vagas restantes podem procurar os barracões das escolas de samba para saber das oportunidades disponíveis em cada uma. As agremiações do grupo especial ficam concentradas na Morada do Samba Luizinho Sá, localizada entre a área externa do Sambódromo e a Vila Olímpica.
Segundo o presidente da Unidos do Alvorada, Roquelane Souza, as escolas de samba costumam pagar um profissional especializado, em carros alegóricos, por exemplo, e este contrata o número de ajudantes necessário. Ele citou que somente o artista encarregado pelo carro alegórico pode receber cerca de R$ 90 mil pelo serviço.
Sobre os empurradores, o presidente da Balaku Blaku, Ernani Ferreira, afirmou que geralmente são contratados, além de voluntários, simpatizantes da escola, que recebem um valor simbólico como ajuda de custo. Somente a Balaku Blaku vai necessitar de 40 empurradores de alegorias.
“A escola praticamente já fechou o quadro de contratados, pois estamos a 25 dias do carnaval. Só na Grande Família são 300 pessoas diretamente. Os empurradores geralmente são contratados no dia e as vezes com uma empresa terceirizada”, ressaltou o presidente da escola Grande Família, Luiz Gilberto Lima.
Henrique Saunier . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário